Ruy M.

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  1. Boa tarde! O que fizeste é um aquário com plantas, não é um "plantado", são coisas diferentes, mas é perfeitamente normal não saberes até porque quase todos falam em plantados para dizerem que têm algumas plantas. Nota-se que não tens experiencia no assunto e alerto apenas para o seguinte: -A mistura que fizeste com o substrato é que não foi boa ideia, não ficou nada agradável esteticamente, mas em termos funcionais está bom, é adequado para as plantas. -Filtro interno para cerca de 100litros não foi boa opção, quando tiveres peixes vais notar bem isso. -Dada as plantas que tens no aquário a luz que tens é claramente insuficiente(18w), seguindo as regras o aconselhado seriam 100w. no entanto se conseguisses garantir outras condições com 50w já seria possível... -O termostato tem demasiada potencia, mas não é grave. Uma vez que não tens substrato fértil convinha já iniciar a fertilização.
  2. Exactamente, com areia fina não há esse problema, e pessoalmente acho bonito, já montei um aquário com areia fina e ficou bonito... Com areia de piscina já não seria assim de certeza. ah, e para tirar areia do rio convém passar pela peneira....
  3. Não fizeste mal, o Martins tem razão ao afirmar que as plantas não precisam de tanta luz, mas para isso tem que oferecer outras condições que não podes oferecer: ter co2 pressurizado, uma boa dose de fertilização completa acompanhada de 3 tpa´s semanais. Quanto ás lampadas, qualquer uma acima de 4000k é apta para plantas. Se possível ter uma daquelas xpto, mas também não vale a pena gastar muito dinheiro nas lampadas porque daqui a 7meses vais ter que comprar novamente as lampadas (isto claro está se seguires o que for recomendado). Não usar substrato fértil não pode ser considerado um erro, muita atenção com estas afirmações porque as pessoas ficam a pensar que é necessário para ter plantas. Usar sub Fertil é apenas uma opção, é apenas mais um meio de levar nutrientes ás plantas. Mesmo com fértil vais ter que fertilizar. Para quem se está a iniciar não aconselho usar fértil, juntamente com uma boa iluminação pode ser uma fonte de problemas.
  4. Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo. Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.
  5. Não sei se é boa ideia colocar areia de piscina, apesar de ser areia costuma ser mais grossa que a areia convencional, compacta-se e torna-se difícil de remexer pelos cory´s e consequentemente pode começa a ganhar verdete... A usar areia eu aconselhava areia mesmo, retirada de um rio por exemplo. Musgo no chão?? não me parece quer seja viável.
  6. Podes pedir o livro de reclamações,.. Provavelmente as informações foram propositadamente erradas o que é uma fraude. Como foi dito apesar de suportarem temperaturas altas essa não é a sua verdadeira natureza. Todos os dias aparecem pessoas aqui no forum que chegam á conclusão que foram defraudadas, no entanto ainda não vi ninguém a apresentar queixa.
  7. Se realmente não foi feito o ciclo do azoto é aconselhável a introdução de bactérias colonizadoras, vende-se nas lojas da especialidade.
  8. A fertilização na aquariofilia é geralmente dividida da seguinte forma: Macro nutrientes - Potássio (K) -Nitrato (N) -Fosfato (P) Micro Nutrientes -magnésio, ferro, calcio, zinco, etc... Todas as plantas necessitam de nutrientes, porém umas necessitam de muito mais que outras. Uma forma fácil de conseguir obter nutrientes sem grandes contas e complicações é através dos fertilizantes mistos: http://www.tropica.c...ion-liquid.aspx http://www.seachem.c...s/Flourish.html Estes são os produtos de referência, porém existem mais marcas disponíveis no mercado. Mas atenção, estes produtos não contêm macro nutrientes ou contêm muito pouco, pode eventualmente ser necessário complementar com os macro. tens que saber ver isso através da analise das plantas ao longo do seu crescimento.O tropica é mais completo em relação ao Seachem, contêm Potássio mas não nitratos e fosfatos, o da Seachem não contêm qualquer macro se não estou em erro. Para obter plantas com boa qualidade é preciso reunir os seguintes elementos: -Iluminação -Fertilização -Co2 (embora não seja vital é recomendado)
  9. Se não estiveres disposto a largar tanto dinheiro pela calha podes optar por uma por volta dos 100-120w. Talvez seja mais barato e não perdes realmente muita capacidade, tens é que garantir co2 e fertilização completa; ter muita luz não significa ter plantas melhores, ás vezes pode ser a fonte de problemas.
  10. Pois, eu sei o que isso é. tenho uma calha Hqi e sempre que quero proceder á manutenção é um atrofio.
  11. Confesso que não estou a par das ultimas tendencias e nem frequento fóruns internacionais, gosto deste hobby mas não tanto... Como te disse, eu ao aconselhar recomendo sempre o que é considerado normal, quanto a isso não há mais nada a acrescentar; porém vou ter em conta esta nova tendencia e advertir as pessoas dessa mesma possibilidade. O facto de eu dizer que colocaria 11w não quer dizer que eu recomendaria, são coisas diferentes e isso não serve de argumento. Depois de te dizer que tive um aqua de 60L com apenas 20w esse entendimento parecia-me obvio. Se fosse recomendar eu seguia a regra, recomendaria 20 a 30w. Sim, foi feito para as velhinhas t8 e as novas (t5 pll e companhia) já são mais eficientes, porém são também fluorescentes e por isso é que essa regra também se aplicou ás novas, por isso mesmo não faz sentido falares aqui em led uma vez é uma tecnologia completamente diferente. De qualquer das formas percebi que querias realçar o facto de W não se traduzirem em eficiência, mas já tínhamos chegado a essa conclusão anteriormente até porque eu já te tinha referido que sabia perfeitamente o que era o PAR. Até este momento defendes de forma incondicional o PAR e deitas abaixo o que é considerado normal, ainda assim não resolveste o problema. Ao dirigir-me a uma loja como posso saber qual a lampada que me oferece a melhor iluminação??? As lampadas não contêm qualquer menção referente ao PAR. Mesmo seguindo o teu conselho e colocando dessa forma uma lampada mais fraca, essa mesma lampada pode ter uma eficiência menor do que seria de supor pelo seu consumo, desta forma fui enganado uma vez que adquiri algo que não corresponde ao que devia e não tinha forma de o saber porque não sei qual o PAR. É exactamente por este motivo que refiro que o argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não tenho forma de conseguir essa informação, a utilização do PAR como referencia normal á iluminação de um aquário só faz sentido quando temos acesso a essa mesma informação caso contrario não passa de um exercício de especulação. Enquanto a menção não se tornar obrigatória não há qualquer ponto guia para se poder falar aqui do PAR como a regra. Sei que não queres dar o braço a torcer mas acho que também não se pode negar as evidencias
  12. Sim, é uma possibilidade. Quanto a temperaturas de cor, o que referiste está aceitável, embora eu escolhesse uma configuração diferente.
  13. Sim, são bons para iniciantes uma vez que se reproduzem facilmente. Não é necessário substrato fértil para musgo, só tens que garantir que a planta recebe luz e os nutrientes.
  14. Bem, não quero ser tendencioso mas a opção da Aquaeden parece-me ser melhor e mais barata, porém a 2 opção é mais bonita. A 2opção tem 159w, é demais para ti, aconselho a esquecer. Não é por por possuir lâmpadas de 10.000k que ilumina melhor, não tem nada a haver, é preferível combinar vários espectros do que ter apenas um. A regua é a melhor opção, e sim , não necessitas de mais nada. Dá para perfeitamente para plantas de media exigência, mas não esquecer dos outros elementos, uma boa fertilização e se possível adição de co2, não esquecer também as tpa´s.
  15. Bettas com guppies não me parece nada boa ideia. Eu normalmente aconselho o seguinte: escolhes a espécie principal que pretendes introduzir no aquário, depois escolhes 1 ou 2 espécies secundárias e compatíveis com a principal. Eu sei que no inicio é difícil optarmos por apenas 2 ou 3 espécies, que a vontade era colocar um pouco de tudo, mas temos que impor a racionalidade... Não esquecer que há que respeitar as especificidades das espécies que vão ser introduzidas, por exemplo, se optares por um peixe de cardume deves colocar um cardume, isto é, no mínimo 6 indivíduos da mesma espécie. Eu utilizo fio de nylon muito fino para prender as plantas, mas podes utilizar linha de costura.