Na minha opinião, o preço não tem a ver com a qualidade. Passo a explicar. Ver um peixe em 2 lojas diferentes com 2 preços distintos é uma coisa. Podemos avaliar quem foram os importadores, qual o preço de compra ao fornecedor, quais os métodos em que foram tratados antes de serem colocados à venda, etc.
Agora, quando falamos em produtos "prateleira", ou seja produtos que tiramos da prateleira, iguais em qualquer lado, o preço apenas tem a ver com margem de lucro.
Cada loja é livre de aplicar a margem de lucro que desejar. Essa margem pode estar indexada a vários factores (por norma poderão ter como base os custos fixos e variáveis das lojas).
Na minha opinião, o "ajudar ao hobby" não passa pelas lojas. Cada loja ao praticar os preços que quer, tem a noção de qual o target de cliente que quer atingir, qual a quantidade de material que pode vender, etc. Na grande maioria dos casos, senão em todos, as lojas não ajudam ao hobby, ajudam ao negócio da loja! e tem que ser encarado como tal.
Ninguém abre uma loja a pensar só na carolice da peixarada. O lucro ao final do mês é que sustenta tudo isto. Mas, verdade seja dita, se ao abrir uma loja da especialidade, qualquer ela que seja, que sejam realmente especialistas e não apenas meros curiosos que achem "porreiro" ter uma loja de animais ou mesmo apenas especializada em aquariofilia.
Abraços.