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A fórmula não é minha Pedro lol Existem calculadoras para este tipo de substâncias, fica ai o link: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm Abraço
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Olá, Tens a certeza que tens 10mg/L de PO4? Abraço
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Dificil de dosear? No caso deste amigo com um aquário de 73 litros: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada; adiciona 4ml desta solução por dia e ao fim da semana tens 5ppm de NO3 na coluna de água. Não tens que convencer farmacêutico nenhum, o KNO3 só explode em contacto com fontes de calor intensa, como muitas outras coisas que todos temos em casa: alcool etilico, caixa de fósforos, isqueiros etc... Não estamos a falar de urânio propriamente. Abraço
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Olá, Primeiro que tudo: porquê 9 espécies de plantas? Muitas espécies não significa necessariamente sinónimo de perfeição num plantado. Já vi aquários só com uma espécie, e são maravilhosos. 1 watt por litro; por um lado é óptimo, consegues manter a maioria das plantas, por outro lado o consumo de nutrientes vai ser muito maior, sendo necessária um acompanhamento mais cuidado, e ter a capacidade de distinguir que tipo de nutriente é que se encontra em falta/excesso. O substrato é relativo, depende do teu gosto; se quiseres ir pelos substratos nutritivos, existem várias marcas no mercado com bons produtos, procura por produtos da Seachem, ADA, Sera, JBL (há mais, é uma questão de procurares). Podes também optar pela colocação de uma camada de substrato rico em nutrientes e por cima uma camada de areão inerte, ou optar ainda por areão totalmente inerte, vai depender do teu gosto. Abraço e força nisso
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Olá, Se uma Rotala rotundifolia tem uma tonaliodade completamente verde é porque a relação nutrientes/luz disponível não está correcta; se estiver vermelha no topo e verde em baixo, podes aplicar o mesmo. Se estiver completamente vermelha a relação está correcta. Quanto a Echinodorus, não posso afirmar com certeza absoluta, nunca mantive grande variedade, nem por muito tempo. Eu acho que o objectivo aqui não era minimizar o trabalho da Tropica; acontece que a Tropica está inserida num mercado onde a filosofia de fertilização é bastante diferente da aplicada nos Estados Unidos ou na Ásia. O tipo de água utilizado em países como Holanda, Alemanha, Dinamarca, Noruega e outros tantos, já vêm com valores de NPK que permitem com mudas de água frequentes levar o aquário a bom porto. Não é por acaso que a Tropica só vende fertilizante para micros (o famoso TMG); se repararem a Seachem (marca americana) já tem uma linha que abrange todos os tipos de fertilizante: macro e micro. É então natural que a Tropica não mencione informação no seu site sobre a fertilização macro; agora dizer que a pigmentação nas plantas não tem relação com a nutrição que é fornecida, é não perceber como é que uma planta funciona. Querem um exemplo melhor: eu peso 70 kilos e tenho uma alimentação saudável; ponham-me a comer Mcdonalds directo durante 15 dias. Depois comparem a minha "cor" com a que eu tinha 15 dias atrás. 25 anos pode ser muito tempo, agora com certeza absoluta, digo, o avermelhamento das plantas nas folhas mais próximas da luz deve-se a carência nutricional. Admito que em alguns casos, uma planta possa desenvolver um avermelhamento pelos motivos já citados; agora pegando no exemplo da rotundifolia, garanto que é por motivos nutricionais. Vou até fazer uma experiência para verem até que ponto isto é verdade; vou deixar 3 dias o aqua sem micros e tiro uma foto á rotundifolia; depois volto á carga com micros e tiro outra. Podemos depois comparar. Abraço
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Olá, Consegues saber alguns parâmetros da água ? NO3/PO4 ? Abraço
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Teste a Testes de Nitratos (resultados preliminares)
Its me respondeu a jonas63 num tópico de TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Eu faço o teste da seguinte maneira: 20gr de KNO3 em 500ml de água destilada dentro de uma garrafa. Um balde de 10 litros de água que não contenha NO3; adiciono 2ml da solução KNO3 ao balde. Misturo. O teste tem que acusar 5ppm. Se acusar 10ppm ou 0ppm ou o que quer que seja diferente de 5ppm é porque há um erro no teste. Pode-se continuar a utilizar o teste até ao fim, só que quando obtemos uma leitura de 5ppm já se sabe que em vez de 5ppm são "x"ppm. Simples. Abraço -
Teste a Testes de Nitratos (resultados preliminares)
Its me respondeu a jonas63 num tópico de TÓPICOS A MOVER (área temporária)
Olá Jonas, Apesar de nunca ter testado essas marcas, o mais provável é os lotes não estarem estragados; a possibilidade que há é serem todos assim, independentemente do lote! Digo isto, pela troca de ideias que tenho feito com colegas de outras partes do mundo e os resultados são surpreendentes como acabas-te de referir; de qualquer maneira, é preferivel assumirmos que poderá ser um problema de um lote, antes de criticarmos toda a produção do teste Já fiz o teste ao NO3 da Sera e os resultados são positivos; 5ppm são 5ppm, 10ppm são 10ppm e assim sucessivamente. De qualquer maneira, eu uso uma colher para fazer as garrafas de fertilizante, por isso aguardo a tua verificação já que com uma balança de precisão dá para ter uma ideia ainda mais precisa. Abraço e obrigado pela partilha de informação -
Olá, Qualquer planta depende de nutrientes e da luz fornecida (e mais factores); é impossível tentar separar uma coisa da outra. Segundo o site da Tropica a Rotala rotundifolia precisa de uma intensidade de luz "medium-very high". Experimenta rotundifolia com 1W/L, não forneças os nutrientes suficientes, ela vai continuar verde, ou morrer até. Podes aplicar isto a qualquer planta. As plantas, no meu entender, dentro de um aquário, aproveitam os recursos existentes como um todo: luz, CO2, nutrientes disponíveis; é o balanço correcto destas três vertentes que fazem a planta mostrar todo o seu esplendor. Eu vejo, diáriamente, pessoas a apostar no 1W por litro, em descobrir maneiras de aumentar a eficácia da garrafa de CO2, e nutrientes nada. Os aquários têm que funcionar como um "todo"; falhas uma parte é normal que os problemas apareçam. Abraço
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http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=138
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Olá, Nesse caso não te vou conseguir ajudar; eu pelo menos não conheço nenhuma regra universal que diga: em todos os aquários deve-se começar a fertilizar micros a partir do dia "X" da montagem e macros a partir do dia "Y". Eu próprio já vi aquários em que nem sequer fertilização é feita; outros em que é diária. Outros em que se começou no 15º dia; outros passado um mês, outros passados dois meses. Depende de vários factores que já foram referidos acima; se alguém conseguir definir uma data específica para o começo da fertilização em qualquer aquário, estejam á vontade. Luz, CO2, peixes, plantas, substrato, água utilizada no aquário, tipo de comida que é fornecida aos peixes; quantas variantes queres mais, para perceber que é muito dificil estabelecer uma regra deste tipo? Ultrapassa-me. Abraço
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Olá, Óptima descrição, só falta mesmo dizer-nos qual é o problema Abraço
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Olá, Se tiveres um substrato que altere as caracteristicas do pH e/ou do KH, não tens como determinar o valor do CO2 através da tabela. Por outro lado, os testes de CO2 também não são muito de fiar. A solução melhor é ir avaliando o estado das plantas. Quanto á difusão do CO2, a ideia é que as bolhas que saem da pedra/difusor/whatever cheguem á superficie com o menor tamanho possível. Conheço alguns aquários em que a pedra porosa resulta bem, outros em que a dissolução através do filtro também funciona na perfeição. Abraço
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Olá, Setup do aqua ? Dimensões, tipo de iluminação, substrato, população, muitas/poucas plantas, injecção ou não de CO2 etc.. É que a fertilização depende de uma série de factores, e cada aquário é único pelo que é dificil estabelecer uma regra sobre com que frequência é que se deve fertilizar ou a partir de que dado momento é que se deve começar a fertilizar. Um bom começo é passar o setup, e já agora dizer qual é o estado actual das plantas. Abraço
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Olá, Saltei ali um post e não vi o do Pedro, desculpa lá. NPK, é isso mesmo: Nitrogénio, Fósforo e Potássio. A relação que existe entre Nitrogénio e Nitratos (NO3) é a seguinte: as plantas precisam do elemento N para sobreviver. Existem várias formas de N (NH4,NH3,NO3); as plantas á partida preferem o consumo de NH4 ao consumo de NO3. Contudo, qualquer nível de NH4 na coluna de água, pode matar os peixes (devido á sua caracteristica altamente tóxica); daí se utilizar o NO3. É compatível com peixes, e um pequeno erro numa dosagem não altera de todo a saúde dos peixes (eu já fiz a experiência, adicionei NO3 de maneira a que o seu valor chegasse a 20ppm e os peixes não se queixaram). Além disso, ao utilizar KNO3 como forma de fornecer N ás plantas com essa substância estamos também a adicionar potássio. Conclusão: apesar de o NO3 exigir mais das plantas, a sua presença na coluna de água não afecta os peixes. A própria Seachem no seu Flourish Nitrogen utiliza NO3 na sua composição. Abraço