Como costumo realizar trocas parciais de água 1 vez por semana, uma vez que tenho filtro e coloco-lhe comida suficiente e ele come-a em segundos, por isso deduzi que não se devesse à poluição na àgua.
Como tal, também não pensei que fosse causado por fungos, porque só afectava a barbatana caudal e é a única que ele consegue "morder". As outras estão intactas. A medida que o tempo passava, as outras permaneniam intactas e a barbatana caudal só diminuía, quando ele se lembrava de morde-la um pouco. Durante dias permanecia intacta. E andou assim 3 semanas.
Apenas apresentava tecido necrosado nas pontas das barbatanas "mordiscadas". E como estou a estudar enfermagem, e ja realizei várias vezes desbridamentos (cortar tecido necrosado), pensei que o melhor seria retirar o tecido necrosado, para facilitar o crescimento de novo tecido saudável.
Foi então que desinfectei o material (neste caso tesoura de enfermagem, era o que tinha a mão), coloquei o betta na rede (mas continuou dentro do aquário), e cortei só as partes pretas. Demorei ainda algum tempo. No final, coloquei soro fisiológico num cotonete e passei apenas no sítio onde realizei o desbridamento.
Se fiz bem ou mal não sei. Basei-me nos meus conhecimentos. E o importante é que o betta esta vivo e a cauda está a começar a crescer novamente :D