bellye

Membro
  • Tópicos

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por bellye

  1. Oi gente! Bem, comecei com Bettas a +/- 8 meses.... E desde então venho estudando muito sobre peixes. Tenho 2 Bettas, um half moon e um yellow pineaple.. O half moon ficou doente, teve as nadadeiras corroídas e perda de apetite aparente. Parecia sempre muito cansado e respiração muito ofegante, como ainda era iniciante fui buscar ajuda em sites, livros e até mesmo em uma loja... Lá consegui o fungicida e os controladores de PH tanto para acidez como para alcalinidade. E hoje meu Half moon está lindo e forte! Para ajudar, achei algumas fotos sobre Ictio... Segue abaixo.: ICTIO- É causada pelo protozoário Ichthyophthyrius multifiliis, que normalmente se manifesta quando os peixes são submetidos a quedas bruscas de temperatura. No estágio inicial da infestação o peixe se esfrega no fundo e nos objetos de decoração do aquário. As nadadeiras ficam mais fechadas, ocorre perda de apetite e a respiração se torna ofegante. Surgem então pequenos pontos brancos espalhados por toda a superfície do corpo e nadadeiras. Os pontinhos brancos são na verdade a fase cística e a forma mais resistente do protozoário. Depois do período de amadurecimento, o cistos se desprendem do peixe e vão para o fundo do aquário. Eles então eclodem e liberam novos protozoários infestantes que irão se fixar novamente no peixe, até amadurecerem e fechar o ciclo. O tratamento da doença consiste em combater os protozoários na forma livre, que é a forma menos resistente. Isto é conseguido com a aplicação do medicamento na água do aquário. Medicamentos de Qualidade indicados .: Labcon Ictio, bactericida e fungicida Atlantys. Foram esses utilizados por mim e deram certo! Beijos gente
  2. Saprolegniose Esta doença parasitária é a inimiga nº 2 dos aquariólogos. Depois do ICHTHYOPHTHIRIUS multifiliis(ïcitio) é a que causa maior número de mortes entre os peixes ornamentais de aquário.Ë conhecida popularmente como mofo dos peixes ou bolor dos peixes. Seu agente infeccioso é a SAPROLEGNIA achlya e sua propagação é muito rápida por ser muito contagiosa. Segundo Sterba, os peixes mais suscetíveis à doença são os que possuem nadadeiras de porte grande no sentido longitudinal. Geralmente, a doença se apresenta quando a temperatura da água é baixa, particularmente quando os peixes apresentam feridas em seu corpo devido a cortes em pedras pontiagudas ou arestas, brigas entre si, ou deslocamento das escamas ao serem apanhados em redes inadequadas. Os fungos atacam a pele, as brânquias,a boca, as nadadeiras,os olhos, bem como as posturas. A SAPROLEGNIA se propaga através de esporos. Peixes sadios não estão sujeitos ao ataque destes protozoários ciliados, que vivem nos aquários em vida livre, como plancto. No combate a esta doença tem-se usado como terapêutica o permanganato de potássio ( 1 grama em 100 litros de água) em banho de duração de 1 hora. A tripaflavina é outra droga que tem sido empregada com resultados excelente (1 grama em 100 litros) em banho de 48 horas. Alguns autores e aquariófilos recomendam um tratamento na base de aurecomicina (10 mg por litro). As feridas e partes infestadas podem ser tratadas com pinceladas de uma solução de azul de metileno a 5% ou solução de mercúrio cromo a 1%. Pode-se usar também tintura de merthiolate, solução a 2% para cada 8 litros, até 4 vezes. Para evitar esta parasitose deve-se trazer os aquários em perfeitas condições de higiene, sinfonando-os periodicamente, a fim de neles não acumular matéria orgânica em decomposição. Pedras com arestas e pontiagudas não devem ser colocadas nos aquários, porque poderão cortar os peixes, propiciando, então, o ataque dos parasitos nos tecidos feridos.
  3. Oodinium - conhecido como veludo, é uma das doenças mais devastadoras de filhotes de betta. O corpo do peixe fica recoberto por uma fina malha de minúsculos pontos brancos, como se o peixes estivesse encoberto em talco, dando a impressão de um veludo. Suas nadadeiras se fecham e eles começam a procurar objetos pelo aquário para se esfregar. Hoje em dia já existem medicamentos próprios contra essa doenças, que devem ser ministradas em doses corretas por serem a base de cobre, e o cobre em taxas elevadas na água pode ser fatal aos peixes.
  4. Desejo sorte com os peixes ^^ Eu comecei há 8 meses, qualquer dúvida podemos entrar em contato aqui ^^ bjosss