Boa tarde
Um familiar meu tem um aquário de 120L (com filtro e termostato) já desmontado à algum tempo, e fez-me uma proposta, de trocar pelo meu aquário de 50L, já que é para por hamsters, não precisa de ter 120L, e assim eu ficava com um aquário maior, e como é óbvio aceitei.
Queria partilhar com vocês a maneira como penso fazer a troca para não fazer nenhuma asneira
Para o novo aquário, pelo menos para já, penso que seja essencial apenas adquirir mais substrato e areão, pois o que tenho no de 50L não é suficiente.
Primeiro penso retirar um pouco da água do aquário actual para uma geleira, para conservar minimamente a temperatura, e por lá os peixes, e por o resto da água na geleira, controlando sempre a temperatura e ligando o termostato se necessário. Depois retiro o aquário do local onde está e coloco lá o grande. Em seguida ponho o novo substrato e o areão que já tinha no anterior e o novo areão, planto as plantas e disponho o tronco e as pedras. Depois ponho dez litros de água "nova" que já tenha estado em repouso para tirar o cloro, e ligo o termostato durante um pouco para levar a água a uma temperatura aceitável. Depois coloco metade da água antiga no aquário, de seguida os peixes, e depois a restante água. Depois instalo o filtro e termostato no aquário e fica pronto a funcionar. Durante os primeiros tempos convém por o filtro do aquário de 50 e o de 120 a funcionar simultâneamente para que se desenvolva também uma colónia de bactérias no novo filtro, ou posso simplesmente transferir a matéria filtrante do antigo para o novo acrescentando mais?
Se algum dos procedimentos estiver assim para o mal agradecia que ajudassem, obrigada