Boa tarde.
Eu sou um aquariofilo já à alguns anos mas nunca me meti na aquariofilia salgada.
Após ter visto alguns aquários de recife, acabei por me render e estou decidido a começar a construir o meu.
Nas ultimas semanas tenho estado a ler tudo o que posso, inclusive aqui do forum, e ontem fui finalmente falar com um lojista experiente em aquarios salgados para lhe pedir uns conselhos.
O meu aquario é um rectangular, com 95lts brutos (70*37*37cm). O que me foi aconselhado pelo lojista foi começar por comprar o areão, o sal, a bomba de circulação e o densimetro. Pôr a areia, encher com água, e disolver o sal, deixando a funcionar o bomba de circulação para depois medir a densidade.
Depois quando tivesse disponibilidade, comprava rocha morta e viva, e o caichilho das lampadas, e as primeiras lampadas.
E depois de estar bem ciclado, ai sim, por vivos, e comprar um escumador e todo o kit das lampadas. (Disse inclusive que podia ter os vivos no aquario, umas semanas sem escumador, para ser um rombo menor nos €'s)
A bomba de ar que me sugeriu foi uma de 3000 l/hr para inicio, e depois quando mete-se vivos, comprar outra igual.
Tenciono ter peixes, e invertebrados, em pricipio corais so moles...
Qual a vossa opinião? Acham que é uma forma correcta de proceder? ter rocha viva sem escumador, e mesmo vivos se por pouco tempo? 6000 l/hr não será movimento a mais na agua para um aquario tao pequeno? Eu estou habituado a iniciar-me num projecto ja com tudo pensado... Dão-se bem com este método de ir comprando tudo às pinguinhas...? Que lampadas acham que deveria usar, e que capacidade/hr acham que seria boa para o escumador?
Agradecido,
Pedro Ramos