Fritz

Membro
  • Tópicos

    27
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Fritz

  1. Fritz

    Doença ou não

    Olá, Tenho um escalar num canto, territorialista. Até aí tudo bem, a questão é que está sempre a tremer, em compassos de 3-5 segundos dá uma tremidela. É normal, pode acontecer? Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.
  2. Li em algum livro que deveremos ter 1 molly macho para cada 6 fêmeas. Eu tenho agora 3 machos, 1 fêmea e muitos filhotes. Se os deixar todos juntos apenas um macho e a fêmea continuarão a passear no aqua, os outros dois machos serão constantemente enchutados para um canto. É um comportamento territorial deles. Neste momento tenho 2 machos num aqua (são os mais mansinhos) o macho dominante e a fêmea noutro.
  3. Fritz

    Molly

    A Molly já está boa, agora tenho outra que tem o corpo em S e não faço a mínima ideia do que possa ser. Se me puderem ajudar agradecia. Obrigado.
  4. Fritz

    Molly

    Viva, Obrigado pelo super esclarecimento, não podia ser melhor. Resido próximo da Serra do Açor, para qem não conhece "é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela, que abrange vários concelhos como Oliveira do Hospital, Arganil ou Tábua e onde se localizam freguesias históricas como o Piódão ou São Gião." (fonte wikipédia) O xisto que utilizo é proveniente daqui e não me parece perigoso e só o tempo me responderá com mais eficácia. Voltando ao assunto do Molly, ele já está em forma mas, pondero seriamente desfazer-me dos mollys. São muito violentos e se estão sozinhos implicam com as outras espécies também. Confesso que ainda não tive mortes devido às suas investidas mas, fico triste ao ver sempre alguns escondidos e cabisbaixos pelo aqua.
  5. Fritz

    Molly

    Desconhecia, como posso eu saber se tem cobre ou não?
  6. Fritz

    Molly

    Data de montagem: 12/11/2008 Dimensões: 81x31x41cm Volume: 80 L Iluminação: 1 x 18W-60CM T8 Sera DayLight Substracto: Areia Rio Aquecimento/Refrigeração: 100 W Filtragem: 2 filtros internos (para aqua 60 L) Peixes: Guppys vários, Mollys 3, pleco Plantas: Egeria, Musgo, Feto Java Manutenção: TPA Semanal 20/30 % Parâmetros: pH: 7,5 Nitratos: em ordem Nitritos: em ordem Amónia: em ordem gh: em ordem (cheguei a corrigir em Dezembro com bicarbonato pois estava muito baixo) Já libertei o molly no aqua, nada já bem, a boca já não apresenta algodão mas, tenho reparado que não come. Melhor come e cospe. O que significa este comportamento? Continuo a separar diariamente por uma a duas horas para um recipiente com agua e bactopur. Decorações: Xisto
  7. Fritz

    Molly

    Obrigado pela dica. Realmente separei-o e coloquei sera baktopur, de facto apresentava já algum "algodão" na sua boca, este, já mudou de cor, parece acastanhado e penso que seja indicios de melhora. Entretanto um platty começou a apresentar síntomas identicos e já o está a acompanhar. Agora pergunto se já posso libertar o molly no aqua comunitário e fazer mais alguns tratamentos diários de 1/2 hora. Isto porque ele está num recipiente pequenino e se para um o espaço era pouco agora com 2 peixes, pior. Outra questão, posso colocar também umas gotas de baktopur por prevenção a uma epidemia no aqua comunitário ou não servirá de nada?
  8. Fritz

    Molly

    Tenho uma molly "velifera" branca a nadar na vertical. Estive um tempão a observar e não aparenta nenhum síntoma exterior de doença a não ser a posição e quando se desloca com mais velocidade é aos zig-zags. Será da bexiga nadatória? Que poderei fazer. A água está estabelecida e nos parametros normais. Obrigado desde já a quem ajudar.
  9. Obrigado, Olhos do Lince, pelo esclarecimento.
  10. Tantos tópicos e tanta informação no fórum e ainda não encontrei nenhum que de facto conseguisse esclarecer as melhores combinações de peixes para aquário. Poderia haver alguns com combinações específicas de peixes de forma a ajudar os iniciados. Eu tenho mollys, platys e guppys, já juntei (por falta de conhecimento) coridoras albinas que estão a padecer, tenho um pleco e um caracol dourado que lá se vão safando... Quando procuro informações, realmente, encontram-se os requesitos para cada espécie, mas, quando vou a uma loja, depressa verifico que não exixtem os peixes que procuro e quem está a atender quer é vender e não se importa nada que eu traga um otto para juntar independentemente se irá morrer ou não. Muitas vezes acabamos por fazer asneira. Se levar uma lista, sei que apenas poderei trazer esta ou aquela espécie. Por isso pergunto, que espécies podemos juntar a estas?
  11. Viva, gostava de ver.
  12. Porquê? Eu tenho um endler (macho) entre guppy´s. Até gostava que ele fecundasse pelo menos uma, farei mal?
  13. Fritz

    zebra

    Tenho a sensação que este não é o sítio certo para este tópico. A Zebra não é um vivíparo.
  14. Fritz

    Guppy morreu

    E idade? A esperança média de vida deles também não é muito grande.
  15. Viva, Não sou o mais experiente nesta matéria mas como já reparei que neste forum e nomeadamente sobre viviparos a ajuda é pouca tentarei eu elocidar qualquer coisa. Penso que seja natural, tenho 3 machos e 2 fêmeas sendo que um é o dominante. Ele é tão rápido nas suas investidas que muitas vezes vai contra o vidro. Normalmente assim que coloco comida todos comem e conforme esta vai desaparecendo é que este começa a "enchutar" os restantes mollys, nunca o vejo a perseguir os guppys ou neons. Eu mesmo tive este dilema: Molly agressiva Cptos Fritz
  16. Como parece ninguém ter dito nada e como já passaram 10 dias, que medidas tomaste? E como correu? É que tenho alguns assim, estão num aqua a ciclar à 3 semanas e nos ultimos dias vejo-os "de vez em quando" a rasparem-se na areia. Nada de pontos ou outros sintomas anómalos. Já pensei que se trata de reacções às alterações da água.
  17. Aproveito o tópico para outra questão. Pode-se mudar um filtro num aquário já a funcionar? Ou seja retirar o que se encontra a trabalhar e colocar um novo?
  18. Penso que os Guppies 1,5 anos e mollys até 3 anos.
  19. Aproveitando o tópico, podemos por o aquario a trabalhar sem o termostato? Ou seja, sem que esteja quente, ligando apenas 2 ou 3 dias antes de se colocar os peixes?
  20. Fritz

    Luz no aquario

    E se deres luz ao aqua só à noite. Como o Hall é escuro, dormem de dia e à noite está o hall iluminado só com a luz do aquário. Não sei se é boa ideia mas fica o meu pensamento.
  21. Obrigado Miguel pelas respostas. Mas continuo na dúvida quanto à penultima molly e do seu sexo. A branca sei que é femea a outra desconfio que seja macho, pois à noite, quando a luz do aqua está desligada observo as duas em namoro constante.
  22. Viva, Estou com dificuldades em identificar as espécies de mollys que tenho e preciso de ajuda dos mais experientes, voces. Como a minha máquina fotográfica está a dar problemas fiz este 1- Não sei que espécie é, Molly, Platy ou Espada. 2- Um casal de mollys dalmatas, Poecilia latipinna, velifera ou sphenops? 3- Penso ser outro casal, não tenho a certeza se o primeiro peixe é macho ou fêmea, Poecilia latipinna, velifera ou sphenops? Outra questão. Activei um outro aquário esta semana. Existe algum método para fazer acelarar o filtro biológico? Tipo, misturar água ou lavar os filtros com agua do outro aqua? Obrigado PS: A musica desta vez é original e nacional. Espero que esteja melhor
  23. Viva, Só para dizer que atitudes tomei. Primeiro separei a Molly malhada agressiva colocando-a numa maternidade. Depressa constatei que a maior vítima desta, a molly Branca, começou a perseguir os outros peixes. Passou esta a querer dominar o aqua. Como não achei muita piada juntei as duas na maternidade. Foi batatada até mais não, a branca não se consegue impor. Neste momento deixei tudo como estava, elas que se desenrasquem. Desde que não envolvam as outras espécies, para mim está tudo bem.
  24. Pois, mas ela persegue o macho da mesma forma. Deixo um video onde aparece 1º a molly mais castigada, depois o macho e a malhada mazinha. No final duas perseguições, uma antes de dar comer e outra
  25. Viva, Tenho 2 mollys femeas e 1 macho e tenho reparado que a molly femea maior, malhada, está constantemente a perseguir as restantes. Quanto ao seu comportamento com as restantes espécies (néons, guppies) é normal. Tenho pesquisado muito e já li que por vezes "castigam" os peixes "mauzinhos" isolando-os por um tempo. Deverei tomar essa atitude também ou é normal existirem essas perseguições? Obrigado