Sem querer apontar isso ou aquilo, mesmo porque já aprendi bastante contigo, nesta experiência sua e também porque o que dá certo pra um certamente os outros usaram também, é para isso que serve o forum, acho que 7 anos é um tempo bem considerável para saturar qualquer sistema de filtro, desde que não seja possível uma simples troca de refil ou uma manutenção como nos filtros externos; além disso pelo que pude perceber pelas fotos os tubos que vc tinha elas não eram furados em toda sua extensão e a "boca" da outra extremidade era aberta, diferente do esquema acima, e no "furo" no fundo do aquário os tubos não tinham uma conexão eles simplesmente se encontravam. Entendo que esses fatores reunidos contribuiam para diminuir a pressão do sistema e com isso a eficiencia de aspiração.
Bem, com o BB você vai terá que possuir um super filtro com uma bela circulação, e para um aqua deste tamanho... além de perder um pouco da "naturalidade" do seu ecosistema, todavia, também é uma boa opção. Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas esse sistema é o sistema Berlim sem substrato? Onde coloca-se uma placa protetora sobre o fundo do aquário, e o principio básico é possuir uma circulação forte o suficiente para manter as particulas poluentes na coluna dágua, em condições de serem tragadas por um potente skimmer ou similar. É esse?
A ausência de susbtrato, embora torne o sistema artificial (a meu ver), evita a criação de uma área de deposição de particulas. Como eu falei é também uma bela opção, mas não gosto muito da idéia de não ter substrato, sei lá, acho que ficaria meio esranho.