ricardoespsanto

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por ricardoespsanto

  1. Não será por isso,pelo contrário,pois é mais comum veres Amonia,Nitrito e Nitrato num aqua pequeno.Os aquas maiores ficam estáveis mais rapidamente.

     

    Os teus testes estão dentro do prazo,estarão bons?

     

    Também pode ter acontecido já ter passado os picos de Amonia,nitrito e nitrato e tu não tivesses testado nessa altura.Porque no ciclo de um aquário,primeiro há um pico de Amonia,que é o que despoleta e dá ''sustento'' às bactérias para se alimentarem e reproduzirem de modo a formarem uma colónia grande,depois há um pico de Nitrato,depois a Amonia e o Nitrato começam a descer até ao zero e aparece um pico de Nitrato,que é o produto do ciclo.

     

    Depois se houver plantas que consumam o Nitrato,este pode ficar a zero,o que não significa que o ciclo estaja quebrado,pode estar em andamento mas o Nitrato é consumido logo quando aparece, pelas plantas.

     

     

    hm... comprei os testes à pouco tempo, realmente não consigo testar os outros mas o da amónia está ok, testei-o com amoníaco em solução a 25% e rebentou com a escala, e o ph também me parece bom.

     

    Talvez tenha mexido mais do que devia no fundo (juntei mais algumas pedritas e adicionei umas cenas de decoração), talvez tenha feito trocas parciais antes de o ciclo ter completado.

     

    Bom vou esperar mais uns tempos e continuar a monitorizar tudo muito frequentemente.

     

    Já agora fazes ideia se posso adicionar amoníaco para acelerar o clicar de um aqua sem peixes?

     

    Obrigado!

  2. Essa ideia é comum a muita gente que se inicia na aquariofilia, comprar agora um aquário mais pequeno,e se correr bem,se atinarmos com a quimica da água, logo avançamos para um aquário maior.

     

    Como já disse,essa ideia é a mais comum,mas é errada, pois um iniciante em aquariofilia deveria arranjar um aqua de uma litragem maior,pois quanto maior for o aquário,mais facil é de manter, isto falando na quimica da água e até no trabalho que dá.

     

    Quanto menos água tem,mais propenso fica o aquário de ''estoirar'',isto porque a proporção de Litros/Fauna,num aqua de 20L é sempre muito maior na maior parte dos casos. Quanto mais água mais diluidos ficam os compostos possivelmente nocivos.

     

    Quanto menos água mais trocas de água o aqua necessita.Por tudo isto,para começar,um aqua de 80L é o ideal.

     

     

    Viva,

     

    Obrigado pela resposta e esclarecimento... Achas que é por isso ( pouca quantidade de água ) que não consigo verificar níveis de amónia nem nitratos ou nitritos?

  3. Já pensaste num lago?

     

    Cump.

     

     

    Viva,

     

    isso seria o ideal ainda ontem tive na expo a vê-los mas moro num pequeno apartamento, por isso lagos estão fora de questão. =(

     

    Acho que vou evoluir para um aqua maior assim que tenha conseguido manter os ciclos de Nitrogénio. Preciso ter a certeza que sei o que estou a fazer.

     

    No inicio só me meti nisto pq a ana, a minha namorada, queria a força um peixe e comprou um globo com um kit tudo em 1. Eu achei que não sabia nada sobre aquele novo habitante e então comecei a ler e ler e ler sobre isto. Hoje em dia tenho a noção que não fizemos nada bem...

  4. Viva,

     

    ainda sobre os aquas de 10L.

     

    Também começamos por ter um de 5L. Consegui convencer a ana que precisavamos de um maior e agora já passamos para um de 10L e está ai a caminho um de 20L. Só comprámos o 1º, os outros foram nos dados. Eu sei que 20L ainda é muito pouco.

     

    Temos um oranda bebé muito bonito e ainda não consegui ler tudo o que precisava sobre este hobby.

     

    Começamos erradamente mas espero estar a corrigir e vir a ter um aqua perfeito para aquele habitante e talvez para mais uma vez que tenha condições para isso.

     

    Temos areão de fundo e uma bomba de ar. Esta bomba de ar difunde o o2 debaixo de uma placa redonda de fundo e está debaixo do areão. Isto vinha com o primeiro aqua que era redondo. Aquele produto garantia que assim forçavamos o filtro de fundo e não precisariamos de mais nada mas uma vez que a água é já obrigada assim a passar pelo areão pensei também que se a fizesse passar por uma "esponja" de filtro normal (compramos uma recarga de filtro branca) filtraria mais alguma coisa e permitiria também o desenvolvimento de bactérias nesse filtro. Esse "filtro" está efectivamente a ficar com a cor de um filtro normal em utilização.

     

    A minha questão é a seguinte: Tendo este aqua em funcionamento ha já 40 dias esperava já ter alguma amónia ou nitratos ou nitritos. Tenho medido bastante frequentemente os níveis da água incluíndo o ph e não consigo detectar nada. Isto é normal?

     

    Li também no thekrib que em água fria se conseguisse notar alguma coisa em termos de amónia, nitratos ou nitritos então teria um problema muito grave...

     

    Obrigado