Obrigado a todos, vou tentar responder ás vossas questões:
Diogo Lopes
De facto esta anémona já me deu problemas, comeu um lineatus já grandito, mas a culpa foi minha porque a determinada altura decidi irracionalmente desfazer-me dos dois clakii que “habitavam” a anémona, logo na semana seguinte e apesar de bem alimentada devorou o lineatus. Assim aprendi da pior maneira que a solução é ter palhaços como hospedes, comprei dois novos clarkii e nunca mais tive problemas, pelos vistos os palhaços não permitem a aproximação dos outros peixes ou invertebrados (territorialidade). De referir ainda que esta anémona já esta cá em casa á quatro anos e até á três meses num aquário bastante mais pequeno (250L) e superpovoado, mas sempre com palhaços em simbiose. Obrigado pelo alerta.
Tenho ainda esta anémona:
Celso Suguimoto
É assim, o móvel de suporte aos aquários (principal + refugio) é uma estrutura em aço inox, que foi revestida com poliéster usada para isolamento na construção, posteriormente foi colocado a toda a volta um outra estrutura em alumínio para suportar o pladur, sim o revestimento do móvel é em pladur assim como a protecção superior que evita que saia luz ao nível da superfície.
Seguidamente os cantos e a base (espaço da diferença entre a estrutura inox onde assenta o aquário e o acabamento do pladur, a tal em alumínio), foram revestidos com madeira.
Ricardo Rodrigues
Os escumadores estão no refugio – fotos do que está escondido – em relação ao volume de agua o Pedro Pacheco já fez o favor de responder.
1ª porta:
2ª porta
Pedro Pacheco
Tem razão em ambos os comentários, assim eu também não gosto particularmente do sump ou refugio que são coisas diferentes e eu poderia ter as duas perfeitamente definidas, mas acontece que sou um bocado desleixado com as coisas que não têm quem estar á vista de todos, optei pela solução mais fácil, deixei o aquário de baixo completamente em aberto sem divisórias (já estava assim era um antigo enorme aquário para discos), coloquei três recipientes de plástico grandes com a areia de coral que tinha na antiga sump (DSB), consegui encher até acima dois recipientes de 30 L (mantive a profundidade do substrato), no terceiro recipiente que é mais baixo e alongado coloquei a aragonite que tinha no fundo do antigo aquário como base para o crescimento de macroalgas.
De resto tenho ainda espaço para os dois escumadores e um filtro externo (agora interno) para carvão activado, e para as bombas, o resto é agua a correr livre e abundantemente por dois metros e quinze de aquário sem obstáculos, agora sem ironias é um facto de que funciona bem.
Em relação ás pobres xenias, é verdade estão por todo lado, mas quando depois de se encher um aquário com estas dimensões, colocar-se rocha e ter poucos “corais a sério” para decorar este colosso, vê-se que uns pezitos de xenia que vinham agarrados á rocha do antigo aquário tem um crescimento excepcional é quase uma dadiva divina, isto porque conseguem dar uma vida e um movimento magnifico ao aquário.
É verdade que há muitos outros corais mais bonitos e coloridos e “duros”, mas vamos com calma, porque todos nós sabemos os preços e como devem calcular um projecto destas dimensões não é barato.
(já agora aproveito para meter uma cunha se algum membro quiser ajudar a melhorar significativamente o layout aceito mudas e não sou racista podem ser corais moles, duros, duríssimos ou mesmo castanhos, como sabem posso sempre arranjar para troca muita xenia branca)
Rui Ferreira de Almeida
last but not least, obrigado, de facto eu até gosto de corais moles, mas também gosto de corais duros e não vejo razão para não coabitarem, o mesmo se passa com as gorgonias, a variedade de formas e texturas diferentes por vezes conseguem um excelente impacto visual mesmo que falte aquele “toque de cor” num aquário.
Em relação á sua sugestão da introdução de peixes grandes da família dos anjos é uma aposta futura apesar dos “riscos”, pode até ser que a chegada de um peixe mais agressivo consiga um comportamento diferente das antias(cardume) que embora sejam 6 têm tendência a andarem dispersas.
Deixo agora mais algumas fotos:
Um abraço a todos.