Caro Guilherme,
Também eu sou um entusiasta de phelsumas.
Se me permites e sem qualquer tipo de pretensiosismo e apenas com o intuito de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos teus geckos, faço alguns reparos ao teu novo projecto.
A configuração/dimenções do terrário não são apropriadas para este tipo de geckos que como sabes são arborícolas, pelo que o terrário deveria ter mais altura que largura/profundidade.
Quanto às plantas, elas estão muito bonitas e até parece um "jardinzinho", talvez para dendrobates, mas não são apropriadas para estes nem outros phelsumas.
O que eles necessitam e como já foi sugerido, é de plantas altas aonde eles se possam "esconder" camuflar, porque como são territoriais além de que a maioria dos dubia serem de origem selvagem, muitos deles oriundos da Tanzania e por isso de muito mais dificil adaptabiliade, existe sempre alguma conflitualidade entre eles (macho e femeas) e entre elas pelo que (e como tens duas fêmeas), deves arranjar maneira de criar espaços aonde não se consigam ver uns aos outros, porque senão vão estar sempre em stress com as graves consequências que dai possam advir, como por exemplo agressões e a falta de apetite.
As plantas devem de preferência poder suportar o peso dos animais para que possam servir de apoio à sua deslocação, como por exemplo as "linguas de sogra" algumas orquideas e canas de bambo (verdes das que se vendem nas froristas e nas lojas dos chineses), de entre outras.
Necessitam também de mais canas de bambo e ou lianas verticais e uma ou duas horizontais. Nas canas podes abrir alguns orificios de modo a que eles possam entrar, para uma eventual fase de procriação.
Para melhorares o aquecimento/iluminação sugiro-te que ponhas um pequeno projector de 12 V de 10 ou 20 W num dos cantos anteriores a apontar para umas das canas horizontais de modo que eles possam ir aquecer-se na zona que mais lhes convier em termos de temperaturas. Porque como arboricolas que são o calor deverá vir de cima. Para evitares algumas queimaduras com esse projector, deves envolve-lo muma rede metálica zincada muito fininha, tipo mosquiteira.
Quero, desde já, desejar-te a maior das sortes com este teu novo projecto e que consigas ter muitos sucessos com esses fantasticos animais.
Cumprimentos,
Atílio Mendonça