Vivas,
... ou melhor mortes , estou completamente sem saber o que se passou no meu aquário ... ou melhor se calhar até sei mas quase nem acredito! Tomei a decisão de adquirir um novo filtro para o meu aquário de 120L, um sera 400+UV.
Com o novo filtro tomei as devidas precauções, lavei-o, fervi, coloquei algumas matérias filtrantes novas e muitas usadas no filtro que estava em funcionamento (bioballs e cerâmicas do velho, portanto).
Pelo sim pelo não como trazia bactérias para adicionar e tendo em conta que parte do filtro era novo, foram tb adicionadas erca de 5ml de bactérias "aceleradoras".
Resumindo, cerca de 24 Horas depois da dita troca de filtro, chego a casa e a primeira coisa que me deparo ao abrir a porta é lá no fundo da sala uma enorme mancha branca, isto é, a água do aquário estava branca, os peixes à superfície e muitos infelizmente já com a barriga para o ar e com hora de morte registada às 21H (aproximadamente).
Com este cenário, comecei a tirar os peixes já mortos e tirei cerca de 40% da àgua, hoje mais 30% de tpa a ver se pelo menos consigo manter os restantes
Em suma perdi:
4 Escalares Juvenis
10 tetra nariz de bêbado
1 SAE
1 Alecrim
em vias de perder o único escalar juvenil pois está sem comer e com respiração estranha.
O que para já aparentam bem
2 colisa
3 Alecrim
1 otto
e as 5 corys
Não fiz qualquer teste à água pois a primeira reacção foi mesmo o tpa, coloquei em paralelo o filtro antigo (ou seja estão agora os dois) e depois do tpa de ontem e hoje tentarei fazer ainda outro hoje se a água ainda estiver com coloração branca.
Se houver mais alguma coisa a fazer, alem de lamentar por favor não se acanhem, tentarei pelo menos poupar a vida aos que lá estão mas não sei mais o que poderei fazer. terá sido o filtro novo? embora lavado e com parte das matérias antigas? terá sido as bactérias introduzidas? pá ... a única certeza é que fiquei profundamente desanimado !!!!!