Boas...
Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pela escolha dos materiais e as boas vindas ao mundo do reef.
Tive a rever aquilo que foi dito antes e aponto apenas a questão da areia e da rocha...
relativamente à areia não coloques mais do um dedo de altura, chega perfeitamente. A areia é um importante local de nitrificação e é extremamente importante para estabilizar o sistema, mas se for colocada em demasia pode ajudar a acumular detritos pois torna-se mais difícil de sifona-la. A questão que falam dos compostos sulfurados só sucede quando temos alturas de areia muito consideráveis e com baixa circulação... coisa que hoje em dia já praticamente não se visualiza nos nossos aquários. A questão dos nitritos é uma falsa questão na minha opinião pois um sistema maturado converte-os muito rapidamente em nitratos... agora a acumulação de detritos no areão provoca o aumento da carga bacteriana até níveis em que deixa de ser possível absorver mais nutrientes, e aí começam a surgir aumentos significativos de PO4 e NO3, e por vezes até cianobactéria ou algas com fartura sobre o areão.
relativamente à rocha nunca teria adquirido rocha de outro aquário por diversas razões... mas isso já está feito por isso não vale a pena falar disso.
Quanto à questão que se levantou a sugerir que os LED's são melhores... na minha opinião é totalmente ao contrário - "T5 é outra coisa" :D
Continuo a apreciar mais a coloração dos corais com T5 do que com LED's, e igualmente a apreciar mais os €€ poupados na compra do equipamento.
O que acho interessante, neste Mundo saturado com técnicas de Markting, é que a maioria das pessoas quando começa um novo aquário pensa logo nos LED's como sendo algo "topo de gama", quando na verdade em quase 80% das situações até não o são... as marcas agradecem. Não é por acaso que quase todas as marcas, das mais básicas às mais avançadas, têm algum tipo de calha de LED.
Espero ver fotos brevemente e novidades quanto à evolução do aqua.