Boas!
Vou tentar ajudar no que poder.
Para começar posso dizer que existe uma planta bastante resistente no que diz respeito à água salobra e é a "Ceratophyllum demursum". Tenho bastantes no meu e aguentam-se muito bem. Musgo e fetos de java e cryptocorynes também dão, embora nunca fiquem com grande aspecto. Digo-te já que é bastante provável que as vallisneria spiralis morram passado pouco tempo.
Claro que tudo isto depende da densidade da água. No meu caso tenho a água a 1,005, isto tendo em conta as espécies que mantenho (que é algo em que deverias seriamente pensar).
Algo que devias ter em consideração é o PH e dureza da água, pois a maior parte das espécies salobras gostam de Ph altos. Assim sendo, aconselho vivamente a por de lado a areia de silica pois é neutra. Seria melhor algo como areão de coral moído, pois irá aumentar o Ph para os níveis desejados de forma natural, sem teres de recorrer mais tarde a aditivos químicos.
No que respeita à sempre muito importante filtragem, se bem entendi, tens dois filtros externos disponíveis. Isso é óptimo.
Circulação e oxigenação são muito importantes!
Outra coisa que deves ter em conta é o ciclo biológico. MUITA PACIÊNCIA, é algo a ter nesta fase. A fixação da colónia de bactérias demora mais tempo no salobro do que em água doce, por isso quanto mais cerâmicas, ou algo equivalente houver, melhor (eu acabei por fazer uma sump para poder ter espaço adicional para as cerâmicas).
Se poder ajudar mais, é só dizer!
Abraço.
Pedro Santos