Concordo que não é necessário criar uma área apenas para isto, mas devo dizer que é difícil encontrar os tópicos sobre o assunto aqui no fórum. Eu próprio tive muita dificuldade em encontrar aqui informacão quando a minha mulher me disse que os peixes não gostavam que eu mexesse no aquário e eu optei por um low tech.
por outro lado, não querendo julgar quem está certo ou errado, tenho notado que cada aquariofilista tem um conceito muito próprio do que é um aquário low tech (sendo que a maioria concorda que é um aquário que dá menos trabalho e gasta menos dinheiro). para perceber muito bem o conceito, aconselho vivamente a leitura do "Ecology of the planted aquarium" da Diana L Walstad, onde eu aprendi bastante (devo dizer que foi o único livro de aquariofilia que li do início ao fim).
O que é que num aquário low tech para mim, vai ser diferente do que é outro aquariofilista, mas há alguns pontos que eu gostava de deixar para discussão.
Não se podem manter todas as plantas que desejamos, devido a um fenómeno chamado alelopatia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alelopatia). Uma vez que não há trocas de água (tpa), os químicos libertados pelas plantas permanecem no aquário em concentracões suficientes para inibir o crescimento de outras plantas. por exemplo, eu mantinha várias espécies que se davam todas muito bem até que um dia coloquei no aqua três pés de uma echinodorus que agora não me lembro o nome e apenas a tenelus acabou por conseguir sobreviver no aquário.
Aquário low tech fica muito bem perto da janela. Se é para ser low tech, há que poupar na lampada. O meu está à janela e as algas estão controladas (excepto havendo surtos de sobrepopulacão).
Um dos problemas do low tech é a sobrepopulacão do aquário, como referi no parágrafo anterior. Eu mantenho vivíparos que se reproduzem facilmente e, por isso, quando tenho demasiados peixes no aquário, tenho que fazer trocas de água (de 2 em 2 semanas). Fora isso, o aquário consegue estar vários meses em que a única coisa que faco é alimentar a bicharada, podar plantas, repôr àgua que evaporou e, se necessário, a limpesa do filtro.