Boas a todos. Trago um tema para alguns controverso. Numa pesquisa que fiz no ebay a procura de algum material para actualizar o meu sistema de co2 ( controlador de PH digital) encontrei um sistema de electrólise usado e barato, o suficiente para não ter pena do dinheiro. A anos que andava a pensar nisto mas os sistemas a uns 5 anos tinham preços ridiculamente caros e difíceis de arranjar. Neste momento o modelo que vou falar encontra-se a venda em lojas portuguesas a preços bem mais altos que no ebay ou se adquiridos em fornecedores directamente na Alemanha . Existe muita falta de informação sobre estes artigos principalmente nas condições de utilização . Os vendedores passam alguns exemplos de durabilidade e aconselham o aparelho a ser desligado de noite e que num aquário com KH10 PH7 pode durar ate 1 ano ... duvidoso ... mas. A sempre um mas neste caso prende-se com KH, o aparelho não funciona em aguas com KH inferior a 4, é mesmo aconselhado entre 8 e 10 que vai baixado com a utilização do aparelho e que deve ser reposto nas TPA´s ou adicionado KOH ou bicarbonato ou conjunto dos 2, eu pessoalmente tive melhores resultados com KOH ( potassa ) alem de repor os valores de potássio. (Os entendidos em química que se prenunciem ). O aparelho requer manutenção periódica e como é óbvio tem peças de desgaste, a produção de co2 é feita no conjunto da imagem acima, placa de grafit e 2 placas de aço inoxidável, estes dois elementos tem desgaste e é necessário serem substituídos, tem uma protecção exterior plástica que no meu caso optei por não usar, deixando a agua circular livremente pela placa. As placas de aço acumulam uma crosta de carbonato de cálcio resultado da electrolise é também um indicador que se esta a produzir co2, necessitam ser limpas com vinagre ou trocada se já muito desgastada. O aparelho tem uns led´s que indicam alem de estar ligado se esta na hora de trocar o grafite.
A potencia é ajustável.
Ao contrario do que seria de esperar as bolhas que saem não são de CO2 mas sim de hidrogénio e algum oxigénio numa forma insolúvel ( li isso em algum lado mas não faço ideia ).
O co2 dizem que fica logo diluído na agua no seu processo.
Os drop checker não são grande ajuda nas leituras de co2 porque as micro-bolhas que saem com oxigénio espelham-se por todo o aquário e entram dentro do drop checker.
Se não fosse o medidor de PH electrifico ate dizia que na realidade não faz efeito nenhum mas a verdade é que o PH com o aparelho desligado esta nos 7.5 e com algumas horas de utilização passa para 7.2 +/-, julgo que num aquário que tenha entre 60 a 80 litros ate possa fazer efeito pelo menos com o meu KH que nunca o consegui subir mais que 2 valores ( KH4>KH6) sem rebentar com o PH.
Aquário recente.
Existem inúmeras experiências negativas relatadas pelos mais diversos fóruns, quase todas elas causadas por ignorância e falta de informação .
A placa de grafit larga algum pó preto que entra no filtro, se o aquário estiver desequilibrado e tiver aquela nata gordurosa que se forma por vezes na superfície também pode haver gordura no filtro e vai formar uma massa com o carvão, outra queixa comum é o facto de a agua poder ficar com um aspecto menos translucido, eu vi isso a acontecer mas faz parte do processo e grande parte do branco e causado pela nuvem de hidrogénio que sai, é literalmente uma nuvem na qual não se conseguem ver as bolhas .
Sendo assim para os mais conservadores.
Sim, é um sistema que funciona, mas não deve ser entendido da mesma forma que estamos habituados com os restantes sistemas de CO2 .
Desvantagens :
1 - Limitações do KH, acaba por limitar também o tamanho do aquário.
2 - Translucides da Agua
3 - Não se pode descuidar com a manutenção do aquário, limpeza da sanduíche que fabrica CO2, limpeza do filtro por causa do carvão, TPa para repor valores do KH e acerto químico se necessário.
4 - estética dentro do aquário.
Vantagens :
1- Preço, cerca de 40€ novo pronto a funcionar, cada placa de grafite 15€ troca de ano a ano ..... talvez??? ainda não sei. Respeitando o desligar a noite ou usando o controlador de PH que desliga o aparelho quando atinge determinado valor . ( preço fora Portugal)
2- "O gás de hidrogénio produzido pela unidade causa efeitos positivo para bactérias anaeróbicas."