Eu assim que vi as fotos desconfiei logo que fosse da temperatura. Esses peixes na região de origem vivem em temperaturas que rondam os 22 até aos 28, muitas pessoas os ignoram porque na loja os vêm activos e ao chegar a casa colocam-nos em água fria e eles ficam KO.
O teu amigo até poderia ter alguma razão caso o betta fosse velho, os bettas velhos mesmo em água quente ficam parados a um canto, mas não me pareceu ser o caso.
Existem bettas que se colocam na vertical sem que tenham nenhuma doença(cabeça para cima ou para baixo), eu tenho dois que o fazem por exemplo na procura de comida no solo ou a exibir-se, mas não só. Um deles até chegava a passar a posição vertical... sem que isso demonstrasse ser um sintoma de doença (tanto que ainda estão os dois vivinhos), cada betta tem caracteristicas na personalidade diferentes de outro, outra coisa nao seria de esperar tendo em conta a sua variabilidade e selecção genética que estes peixes têm.
Eu diria que é possivel que o teu betta possuí-se alguma doença trazida da loja, mas a questão da temperatura não ajudou em nada disso podes ter a certeza!
P.S. Sinais de bexiga nadatória podem-se fazer notar de maneiras diferentes, mas todos eles implicam que o peixe demonstre uma grande dificuldade em se colocar direito. Um betta que se deita no fundo do aquário numa posição deitada não significa que o problema seja da bexiga nadatória pois pode ter vários significados (acontece muito quando eles são transportados da Tailandia por exemplo, fadiga, falta de oxigenação, temperatura, água "poluida").