Ora viva,
Casal de Kribensis em 50 litros:
Desculpem estar a discordar mas penso que um casal de kribensis em 50 litros é possível e sem problemas de maior. Agora se quiseres meter mais alguns peixes, aconselho vivamente um aquário maior.
Territoriais:
Eu não concordo muito. Porque pelo que me percebi, eles só o são quando estão a passear os filhotes, pois não deixam ninguém se aproximar. Os meus dão-se bem com qualquer um dos outros (barbos, rasboras, corys, discus, danios) mas o aquário também 300 litros e vários esconderijos entre os troncos, se bem que eles só querem um para eles, mas são muito sociáveis com os outros.
Pedras para marcar território:
Mais uma vez não concordo muito com a "necessidade" de serem obrigatoriamente pedras. Aliás, dos africanos penso que os kribensis são dos poucos que preferem troncos a pedras para "toca". A minha experiência diz-me que eles encontram um local para toca e enquanto os dois elementos do casal estiverem vivos, estão assim para a vida toda, e sempre no mesmo local.
Mas como tudo, esta é apenas a minha percepção e a experiência que tenho... Tenho-os num comunitário e não vejo porrada com ninguém. Mas obviamente que tendo 300 litros, deve ajudar a evitar conflitos. Mas são muito sociáveis, tirando a altura que nadam com as crias debaixo deles, pois não deixam ninguém se aproximar delas... Mas apenas isso, só para proteger os deles..
Cumprimentos,
Ruben Mendonça