miraned

Membro
  • #Conteúdo

    70
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Belgium

Posts publicado por miraned

  1. Começo a ficar com vontade de mudar o look do aquário e também aumentar a quantidade de pedras para permitir a alguns alevins de escaparem. Acho que vou voltar a seixos negros como no início - há uma pequena praia onde se podem encontrar pedras para todos os gostos, chama-se praia do Abano e situa-se um pouco a norte do Guincho.

  2. Passados uns tempos com os seixos pretos tive vontade de mudar o "look" do aquário e desta vez usei uns granitos que arranjei aqui para os lados de Sintra. Aceitei o conselho que me deram e introduzi 1 casal de mooris, as valisnérias também cresceram desde a última vez que aqui estive. Mais uma vez gostava de ouvir os vossos comentários e críticas.

    Abraço

     

    Granito009-2.jpg

     

    Granito040.jpg

     

    Granito036.jpg

  3. Realmente estive um bocado a leste do fórum e o AGA acabou por responder por mim, obrigado Aníbal.

    Quanto às pedras brancas furadas tipo queijo suiço penso que poderão ser encontradas na serra de Montejunto e talvez também na Arrábida. E' preciso não exagerar na recolha das pedras porque muitos dos locais onde estas se encontram são reserva natural e pode sempre aparecer o jipe da GNR...

  4. Boas,

    Passei um mês fora e só voltei hoje, por isso não respondi antes. Apanhei as pedras na praia do Abano, ao lado da praia do Guincho. Tem lá de todas as cores e para todos os gostos. Os calhaus de basalto que usei antes vieram duma praia ao norte da Ericeira - Ribeira d'Ilhas.

    Abraço

     

    Boas.

    Desde já os meus parabéns...adorei o aqua!

    Estou a pensar montar o meu aqua com ciclideos africanos... mas queria saber onde arranjast essas pedras de basalto, que utilizas na tua primeira montagem.Se for perto ainda dou um salto para pegar algumas.

     

     

    cump.

    Roger

  5. Alguns meses depois de ter iniciado o aquário estava na altura de dar uma limpeza nas pedras. Desta vez optei por trocar os seixos negros de basalto por pedras de calcário cinzento escuro com riscas brancas. Encontrei estas pedras numa praia perto da minha casa onde existem calhaus para todos os gostos, da próxima vez acho que vou usar seixos graníticos.

    Gostava que me dessem a vossa opinião sobre a mudança. Tenho impressão que as riscas com o tempo talvez se tornem cansativas, por isso aceito sugestões.

    Quanto aos habitantes do aquário, de juvenis passaram a adultos e tenho andado a tentar reduzir a população.

     

    Riscas002-2.jpg

     

    Riscas003.jpg

     

    Riscas011.jpg

  6. Já tive um de 180l e agora tenho de 400 e estou contente. Compre os reflectores da própria marca para tirar melhor partido as lâmpadas que são boas (T5). Também tenho um de 54l e outro de 80l da Juwel para servirem de maternidade.

    No aqua de 400l retirei o filtro interno que dava mau aspecto e era insuficiente para as minhas necessidade e instalei 2 filtros externos. Mas isto depende do biótopo que se queira instalar - eu tenho Malawi.

  7. Talvez não tenha de fazer nada de especial para manter os parâmetros estáveis e mesmo sem comprar um laboratório deve ser possível conhecer os valores do PH, GH e KH da região onde mora. Uma escolha correcta do areão que vai usar também poderá ajudar.

    Em matéria de alimentação cada pessoa vai-lhe dar uma resposta diferente: eu prefiro Sera granogreen e também Spirulina forte da Tropical mas todas as outras existentes no mercado para ciclídeos africanos devem ser boas.

    Eduardo

    Carol

  8. No início é normal que a água tenha ficado turva, especialmente se não limpaste bem a areia, mas isso passa. Não sei quanto tempo depois é que povoaste o aquário, talvez pudesses ter esperado mais alguns dias.

    De qualquer forma é bem possível que a água fique turva durante umas 3 semanas depois da introdução dos peixes, isso significa que está a decorrer o ciclo do azoto. Na primeira fase do ciclo provavelmente haverá amónia na água que é tóxica para os peixes, por isso aconselho-te a fazer mudanças de água frequentes (de 3 em 3 dias por exemplo).

    Quer me parecer que nem todos os peixes que tens são Malawi...

  9. Para efeitos de temperatura tanto faz que o aquário tenha 200 ou 2000 litros. Atemperatura pode ser boa ou má para os peixes, o aquário não se importa com isso.

    Dito isto, a maioria dos peixes tropicais podem viver com a água entre os 28/29 graus. A partir de 24 normalmente é uma boa temperatura, mas certas espécies como os Discus precisam de mais do que isso - tudo depende mesmo dos peixes que tenhas.

    Abraço

     

    Boas pessoal gostava que me dissessem se 28/29º é uma temperatura boa ou ma para um aquario de 200l.

    cumps

  10. Boas,

    Ainda não consegui encontrar o synodontis, se não o encontrar na loja talvez possa aproveitar uma importação de peixes grupada para conseguir um.

    A criação de caeruleus foi desaparecendo misteriosamente na barriga dos outros peixes porque ainda não tive tempo de instalar o aquário maternidade que tenho na garagem.

    Mesmo assim salvou-se um para contar como foi - vive no meio das pedras que tenho no lado esquerdo e por vezes vem cá fora dar um passeio. Já está grandote e não acredito que alguém o coma.

    Não sei qual era o tipo de ancistro que tinha porque era muito pequeno e eu não sou especialista nesses peixes. Mas era tão pequeno que não resistiu a alguma dentada mais forte que levou. Dito isto todos os outros peixes que tenho estão de boa saúde, é por isso que penso que o problema do bicho deve ter sido mesmo dentada.

    Abraço

  11. Ora aqui está uma ideia original de fazer um fundo 3D, ficou lindo - decoração natural é outro luxo...

    Quais são as dimensões do aquário e o filtro que usaste?

    Abraço

  12. Acho os seixos pretos um bonito elemento de decoração que também permite aos peixes esconderem-se e cavar os seus subterrâneos.

    Mas por outro lado quando existem muitas pedras os peixes costumam lutar entre si para delimitar os seus territórios. Escondem-se bastante e começamos a vê-los menos. Outro problema é o volume de água que as pedras "roubam" ao aquário, muitas vezes umas dezenas de litros.

    Tem de se encontrar o ponto de equilíbrio de acordo também com o gosto de cada um. Depois de algumas mexidas nas pedras na sequência de sugestões que fui recebendo acho que consegui o meu ponto de equilíbrio e durante os próximos tempos vou deixá-las ficar assim.

    O Aníbal falou de aquário arejado que me parece muito importante e é por isso que estou com vontade de oferecer uma meia dúzia de pés de Valisnérias a quem estiver interessado - nos últimos dias têm-se multiplicado muito e já chegam até ao vidro frontal, limitando assim os movimentos dos peixes.

  13. Os meus não as conseguem tirar mas vão mordendo as folhas. Como é uma planta de crescimento lento também se tem enchido um pouco de algas, o musgo de Java tem-se safado melhor e as valisnérias melhor ainda.

    Embora não tenha verdadeiramente um problema de algas tenho intenção de as controlar um pouco com o passar do tempo - talvez tome alguma medida mais "enérgica" para reduzir os nitratos.

  14. Aqui vão algumas fotos do aquário. Depois das sugestões recebidas alterei um pouco a decoração: mais uma pedra grande do lado esquerdo e uma pequena mexida à direita.

    Quando instalei o aqua há 2 meses atrás os parâmetros da água da torneira não eram os ideais para este tipo de peixes: Ph 7, Gh 7 e Kh 3. Um mês depois tudo tinha mudado para melhor, penso que foi graças ao areão calcário que usei: Ph 8,5, Gh 8 e Kh 6.

    Continuo à escuta das vossas sugestões e críticas.

     

    VISTA GERAL

    AquaMalawi020-1-1-1-1.jpg

    Lado esquerdo

    MalawiII014.jpg

    Msulis

    Malawi005.jpg

    Black Tanzania

    MalawiII020.jpg

    Iodotropheus

    MalawiII036.jpg