Boas IsaacFelizardo, Curiousiamente, também regressei ao hobbie recentemente, portanto estamos no bom caminho! Em relação às tuas duvidas,
Aqui podes apostar em plantas de rizoma, nomeadamente anubias e fetos. São plantas resistentes e bastante bonitas, no entanto, para poderes aumentar a tua escolha, tens aqui uma lista de plantas que a tropica considera acessíveis.
Há quem defenda essa ideia de se colocar peixes resistentes para ajudar no ciclo, eu não defendo essa ideia. Se estamos no ciclo, então não temos água em bom estado para os peixes, e o aquário é suposto ser um bom lar para um peixe e não um lugar de sofrimento. Eu apostava mais em colocar comida de peixe no aquário ou qualquer outra coisa que resulte num aumento de nitratos, amonia, etc. Contudo, se quiseres ainda assim adicionar um peixe resistente, na minha opinião então adiciona peixes de fundo como plecos ou corydoras (algumas são mais resistentes).
Usa troncos (até os podes cobrir de musgo), e coloca-os com alguma distancia ao substracto. Podes fazer o mesmo com rochas, mas isso depende de como queiras o aquario esteticamente.
Não existe uma resposta concreta a essa pergunta, porque existem casos e casos. Mas em principio camarões pequeninos (bebes) não devem escapar aos guppys, enquanto que os adultos não devem ter problemas, embora por vezes se sintam stressados com peixes curiousos (que é o caso dos guppys). Mas se arranjares bastantes esconderijos podes estar descansado.
Espero ter sido útil,
Cumprimentos!