Devias ler e reler… o que o Hugo disse.
Estás constantemente a alterar os processos do teu aquário, alteras as ferts, alteras os produtos… conseguis-te “baralhar” por completo (eu pelo menos falo por mim) quase todos aqueles que participam neste tópico.
Neste momento, eu não consigo perceber o que tu queres… se queres um aquário com flora lenta e de fácil manutenção… se queres um plantado mais “completo”.
Tinham-te dito… para deixares o aquário sossegado, uma vez (segundo o que tu dizes) que as algas, as cianos, as bbas… já se encontram controladas… agora seria uma questão de tempo para a flora “acordar” e iniciar o seu processo de crescimento normal.
Mas tu… rapidamente… resolves alterar tudo (mais uma vez)… metes mais discos e resolves subir a temperatura para 29 graus… sem duvida uma temperatura excelente para cozer hortaliças… (desculpa a ironia).
Repito… deixar estar o aquário sossegado… se a tua ideia é teres um aquário com uns belos discos… é com esta flora que vais ter de trabalhar… não precisas de fertilizações… não precisas de inventar… é só apostar nas regulares trocas de agua… numa necessária manutenção semanal (podar as folhas velhas, limpar os vidros) … e pouco mais.
Isto é um aquário de grandes dimensões… é muita água… e eu continuo a pensar que tens a flora adequada para os teus discos.
Encher este monstro… com tapetes e plantas rápidas… enfim… é tudo muito “bonito”… mas depois é preciso… recursos, disponibilidade… sempre a podar… enfim… isto não é um aquário de 60 cm… com 50 litros de água.
E depois… o aquário é para discos… então cria um habitat para eles… simplifica os teus métodos… e não queiras ser muito exigente com a qualidade da tua flora.
Rodrigues... desculpa o desabafo.. e quando puderes actualiza com umas fotos.
Acima de tudo… seria interessante saber… para onde queres ir…