Venho deste modo mostrar algumas fotos, de um dos meus casais de Apistogramma hongsloi. Pertencente ao Subgrupo macmasteri, é um dos meus apistos preferidos, apesar de se tratar de um apuramento, as suas cores quase que fazem esquecer a beleza natural que qualquer estirpe espécie selvagem providencia.
Neste momento estou a utilizar um macho para duas fêmeas em aquários distintos. Um dia antes de juntar o macho a uma das fêmeas, desço a temperatura da água em 2ºC, seguidos da descida do PH para 5,0, isto se ele na altura for superior. Após a "recepção" da fêmea ao macho ( 1º dia ), procedo a uma muda de água de 20% com a subida temperatura novamente para os 26ºC, nos dias seguinte forneço sempre comida congelada ( artémia, larva vermelha, Krill, etc ), até ocorrer a postura. Por norma, o que me tem acontecido é a postura ocorrer entre o 5º e o 7º dia após a junção do macho.
Actualmente tenho uma fêmea com ovos e a outra tinha alevins, mas estou desconfiado que os os camarões ibéricos estão a engordar há custa dos pequenos hongsloi. Fica aqui também uma foto dos supostos criminosos.