Boas pessoal, vamos lá desenterrar o tópico !
Depois de algumas mudanças a nível de layout, flora e parte técnica, o aqua chegou ao ponto final de maturação. Neste momento encontra-se com 5 meses de idade.
Voltando ao inicio, deixo aqui algumas imagens de todo o processo de montagem, que creio que são interessantes e de forma a completar o tópico.
Vamos lá:
- a colocação do sistema de substrato completo ADA (penac's, tourmaline, clear super, bacter, etc.). São produtos que realmente dão um grande contributo à estabilização do aquário. Aqui ainda com as T5 (10.000, 8000 e 8500 kelvin). Mais tarde troquei para uma calha LED Chihiros e os resultados são impressionantes !!!
- não tendo Powersand em casa, usei Tropica Plant Substrate mais uns restos de Elos Terra Uno. Usei ainda uma mistura de substratos antigos que tinha cá por casa, incluindo ADA Amazonia, Tropica Aquarium Soil e mais uns substratos específicos para camarões que tinha guardado. No final acho que ficou um substrato bem completo. Podem ver na imagem em baixo.
- de seguida coloquei uma camada de ADA Amazonia novo e para rematar uma camada final de Tropica Aquarium Soil Powder. Fica muito mais fácil de se trabalhar o layout quando se usa substrato versão powder, especialmente se se pretender usar plantas de raíz muito pequena, como a Hemianthus callitrichoides 'Cuba'. Em baixo só com o ADA Amazonia (antes de colocar o powder).
- E primeiro esboço do layout, usando Seiryu stone. O lado esquerdo havia de levar mais um bocado de substrato, para ganhar altura e formar uma espécie de relevo ali. Neste ponto, se não tivesse já encomendado as plantas de estema teria usado apenas HCC e a Rotala sp. 'mini', criando um layout mais estilo Iwagumi, com areia no terço frontal. Para separar areia e substrato foi usado ADA Aqua Gravel - muito bonito este areão !
- o resultado foi este, ainda que com acertos mais tarde:
- podia-se começar a plantar mas ainda faltava colar os musgos às rochas (no total foram 5 espécies - erect, weeping, fissidens, fontinalis, riccardia ... ). Em baixo pode ver-se a preparação das plantas e os musgos ainda dentro dos sacos. Para as colagens usei Seachem Flourish Glue - recomenda-se !
- e uma da HCC 'in vitro', cheia de saúde ! Para se plantar basta cortar a planta em pequenos molhos, mas não demasiado pequenos mesmo que a área a plantar seja grande. Não recomendo cortar-se muitos bocados pequenos de forma a 'esticar' a quantidade, mas antes cortar um número razoável de bocados médios, bem colocados no substrato. Aumenta-se assim as hipóteses de a planta se adaptar melhor à forma submersa, até que ela comece realmente a alargar-se pelo substrato. Depois não há forma de lhe meter travão! Muito bonita esta planta.
- aqui pormenor central do layout, já com as plantas no sítio e musgos colados nas rochas:
- vista superior antes de começar a encher:
Hoje foi dia de poda a fundo neste aqua, aproveitando para vender algumas plantas.
O layout encontra-se em vias de ser desmontado para dar lugar a nova montagem, o que acontecerá assim que maturar mais um pouco e levar uns pequenos ajustes de tesoura, aqui e ali. Assim que estiver apresentável farei o devido update, que deverá ser mesmo das últimas imagens registadas antes da desmontagem.
Espero que gostem !