Não é o mais adequado, nem é por ser inerte, é mesmo pelos grãos serem muito finos e o solo compactar muito, o que não dá espaço para as raízes penetrarem no solo.
A meu ver é um mau combinado...
Podes mergulhar as plantas em agua com um pouco de lixívia (pouco mesmo, tipo 1 colher de sopa para 1l de agua) durante uns 30 segundos. É mais do que suficiente para matar a bicharada e não vai afectar a planta.
Depois metes em agua corrente durante mais 30 segundos, para limpar bem a lixívia, e toca a meter dentro do aquário.
Barato e simples
Metes a anubia no tronco, amarras com fio de coser por exemplo e, daqui a umas semanas, a anubia já estará agarrada ao tronco. A linha acaba por de desfazer, por isso nem sequer te tens de te preocupar em tirar a mesma.
A solução que eu tenho para estes casos, é ter um cubo pequeno e tratar as plantas tal como se tivessem plantadas, luz e nutrientes... só monto isto quando ando a recolher plantas para uma montagem.
Com luz intensa ficam baixas sim. No meu caso com 0.8w e co2 ela ficava baixa.
Tens sorte, já tive essa planta a uns tempos e agora queria arranjar novamente para colocar entre umas pedras numa montagem que estou a fazer e não a consigo arranjar...
A gelatina compensa e muito. Fácil, eficaz e seguro.
A diferença de preço não é muita e rende bastante mais... depois de se experimentar uma vez não se quer outra coisa, dentro do co2 caseiro claro...