Oi.
Metias era um casal de Laetacara (Aequidens) curviceps ou mesmo um casal de ramirezis e um escalar. E definitivamente tiravas o guppy. As corys tb são uma excelente sugestão (Trigoc), senão mesmo indispensáveis. Até podias pôr mais do que 4, já que quase não ocupam espaço num aqua. Os bichos são imparáveis. Sempre a limpar.
Se queres mesmo ter as algas controladas aconselhava a compra de pelo menos três Caridina japonica. Muito melhor que qualquer Ottocinclus que para aí ande, além de que bastante mais resistente. Única sujidade que fazem são as mudas de carapaça, mas são facilmente retiradas do aqua.
Quanto às TPA's, 6 litros é perfeito se são semanais. E até há aí um artigo no fórum que diz que a melhor maneira de combater as algas é com trocas ainda mais pequenas mas mais frequentes. Deve ser para não haver qualquer acumulação de nitrato nem de fosfato, penso eu.
Eu tenho um plantado de 80 lts. Tenho 7 corys, 1 ramirezi verde, 3 L. curviceps, 1 escalar mármore, uma beta fêmea (estes últimos 2 estavam noutro aqua e eram peixes que já não queria, mas tive pena deles e dei-lhes uma segunda chance e estão maravilhosos no meu aqua), 1 cardume de vários tetras (Néons, Matogrosso, Prystella), 3 caridinas e 1 bótia leopardo.
A água do aqua é 1 parte água da torneira para 3 de água destilada. Mas isto é a minha maneira de ter a água parcialmente equilibrada em termos de dureza kH ainda que baixo na ordem dos 5 ou 6 graus alemães (e não controlo o kH, tempos idos em que o controlava) e um pouco ácida 6,5; 6,8 (tb não controlo o pH, idem), de modo a que não tenha quedas bruscas de acidez e a proporcionar uma água óptima para os meus peixes. Faço TPA's de 4 em 4 dias de 5 lts, procurando sifonar o fundo, levando os restos e a porcaria, bem como a água mais pesada e mais velha. A minha filtragem é razoável. Tenho dois filtros, um interno e outro externo de pendurar millenium 1000.
O único parâmetro que testo é mesmo Nitritos. Acho que sem esse teste, numa fáse inicial de equílibrio do aqua, não ter essa informação é o mesmo que andar no escuro.
Já vai longa a minha intervenção mas gostava só de referir que utilizo um sistema de injecção de CO2 daqueles de trazer por casa, que funciona perfeitamente e que considero indispensável para o crescimento de um aqua plantado.
O teu aqua está com mt bom aspecto. Não desanimes e força.
Um abraço
P.S. - Há aí outro artigo no fórum, agora não sei qual é, de um colega que tem um naníssimo plantado (tipo 15 litros) apenas povoado por várias espécies de caridinas. Não lhe faz TPA's, acho que tem um filtrozeco e apenas adiciona água destilada por causa da evaporação.
Poderia ser uma hipótese para o teu mais pequeno.