Olá a todos
Queria partilhar convosco a 1ª experiência que tenho com Apistogrammas. No leque de espécies mais conhecidos decidi-me pelos cacatuoides megared. Será provavelmente um dos espécimes mais vulgares, mas sempre os achei muito bonitos e penso que para um "ainda" leigo na matéria creio que foi a escolha acertada.
Confesso que o Aqua que escolhi para este projecto foi idealizado para albergar uma pequena família de Ancistrus que já estão comigo há alguns anos, a montagem foi feita há 9 meses e nas ultimas semanas o layout foi alterado varias vezes, por forma a encontrar a disposição mais harmoniosa para acolher devidamente os Apistos.
Deixo-vos aqui o Setup do Aqua seguido de algumas fotos:
Medidas Aqua: 75x35x35
Filtragem: Eheim Classic 2213
Iluminação: 3x24w T5
Fauna: 5 Ancistrus adultos (2 machos e 3 fêmeas), 1 corydora albina, inumeros camarões reds e greens e 1 casal Apistogramma cacatuoide megared
Flora: Musgo java, Limnophila Sessiflora, Cryptocoryne Wendtii Brown, Lobelia Cardinalis, Ophiopogon Kyoto, Eleocharis Accicularis e (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal
Inertes: Areão de rio granometria fina, algumas pedras, troncos, 1 côco e uma toca em cerâmica
Parâmetros da água:
PH: 7.0
NO3: 5 ppm
PO4: 1,5 ppm
E aqui a surpresa com que me deparei há 2 dias
Aqui a fêmea em toda a força a defender a sua prole
São mais de 20 alevins que já começam a tentar nadar livremente pelo aqua, devido à falta de condições para separa-los do resto da fauna e alimenta-los devidamente, receio que ñ consigam sobreviver.
Enfim, esta tem sido uma das mais gratificantes que já tive na aquariofilia, quero fazer por aprender um pouco todos os dias com esta espécie e quem sabe se num futuro breve, já com outras condições, possa adquirir outra espécie de apistos e tentar reproduzi-los.
Obrigado a todos