O filtro é lavado semanalmente, e sempre após floculação para remover alguma turvação que exista. No início dava-lhe comida em comprimido que ia até ao fundo, mas com o tempo ele habituou-se aos flocos e não se fazia rogado. Agora nem come. Disse que o PH varia entre esses valores porque ao longo dos 4 anos nunca registei outro fora dessa gama, duvido que ao longo do dia varie tanto que provoque um stress tal que eles não aguentem senão teria sempre baixas e doenças recorrentes e tal não acontece.
Não tenho testes de amónio, nitratos e nitritos, mas julgo que não tenho problemas dessa ordem senão veria sinais visíveis, como a côr das plantas (que no meu caso são valisnerias verdes vivas) ou mais mortes também, a título de exemplo não sei se é demonstrativo mas tenho um cardume de 7 intacto de neons já há 2 anos. Mas estou a ver que vou ter de gastar dinheiro nisso.
A água vem da torneira e de qualquer modo nunca adicionei qualquer químico na água, nem buffer, nem anti-cloro. Apenas bactérias. A TPA 50% de 4 em 4 semanas julgo que faz o mesmo efeito que a semanal 20%, pelo menos por experiência própria já que sempre assim fiz e o sistema do aqua funciona bem com o meu método. Ele não deve crescer mais do que aquilo que tem, veio para cá ainda "bébé" e desenvolveu-se conforme o espaço que tinha, sempre foi saudável! De facto ele caga bem mas eu aspiro!
Vou tentar apanhar um vídeo dele a nadar, pode não ser a bexiga.
Não existe um desparasitador abrangente que seja de fácil aplicação e eficiente?!
Outros peixes: neons, danios zebra, platys, umas cobras kuky, e barbos.