Viva Pessoal,
Aproveitei a informação dos tópicos indicados pelo "dnvg" e fiz um pequeno excerto:
"O Governo Brasileiro parece determinado em construir barragens em alguns dos maiores afluentes do Rio Amazonas, o maior curso de água do mundo. O primeiro objectivo, naturalmente, será o Rio Xingú, o maior afluente do Amazonas que alberga mais de 600 espécies de peixes, das quais algumas dezenas são exclusivas desta região.
Actualmente o Hypancistrus zebra integra a lista dos animais de captura proibida. O Hypancistrus zebra é endémico da volta grande do Rio Xingu e os efeitos da construção da barragem da UHE de Belo Monte sobre o ecossistema aquático pode comprometer a sua sobrevivência. O estudo “in locu” da espécie permitirá compreender sua ecologia e dependências, favorecendo a adoção de medidas de conservação do seu habitat.
Não dê o peixe! Ensine a criar: Desenvolvimento de tecnologias para criação sustentável de peixes ornamentais amazônicos. A produção de tecnologia de cultivo para as espécies ornamentais possibilitará reduzir a pressão sobre os stocks naturais, ordenar a pesca ornamental e fomentar a produção em cativeiro, gerando emprego, ocupação e renda para milhares de produtores.
Produção do Hypancistrus zebra, em cativeiro.
Juntamente com as raias, o Hypancistrus zebra é a espécie ornamental mais valorizada no mercado internacional. A produção de tecnologia para reprodução da espécie em cativeiro determinará o fim da sua captura na natureza e gerará muito mais riqueza para os produtores, com fortalecimento da atividade de exportação, com divisas para o Estado."
Um abraço.
Jacinto