Boas,
Por passos:
Rocha utilizada: A rocha não é porosa pelo que terá muito pouca capacidade de alojamento de bactérias não sendo eficiente para efetuar desnitrificação. Substitui por rocha viva (de preferência) ou morta proveniente de recifes.
Material usado na descida de água: Não aconselho nada teres lá o perlon. É uma fonte brutal de nitratos pelo que se quiseres usa-lo para eliminar partículas em suspensão terás de mudar dia sim dia não.
Peixes: Tendo em conta os parâmetros, tempo de maturação e nenhuma rocha viva não introduzas mais nada. Parâmetros: Valores bastante elevados de nitritos. Quando fizeres os testes de nitratos e fosfatos poderás ter um valente susto. Os nitritos não baixam porque falta no aquário capacidade de filtragem. Por muito biodigest que ponhas precisas de rocha viva e tempo para o aqua maturar e começar a fazer o ciclo. As algas só ainda não explodiram porque não tens iluminação.
Escumador: Não aconselho nada esse tipo de escumadores. No entanto, dependendo da carga orgânica e o evoluir do aqua vês se efetua a sua função. Na minha humilde experiencia, em médio prazo vais ter de gastar mais dinheiro num outro.
UV: Existe quem defenda e quem não defenda o uso de UV. Eu não uso e considero mais prejudicial do que benéfico, tentar esterilizar a água de aquário salgado, para mim não faz sentido.
Água de reposição: Devias usar água de osmose e no fim um filtro de dionização. Efetua os testes de TDS, NO3 e PO4. Se derem todos zero então a água está boa para utilizares, caso contrário pensa em adquirir num sistema de osmose pelo menos com 4 estágios.
No entanto, o importante é conseguir concretizar o nosso sonho. Quando montamos um aqua existem sempre dúvidas e desilusões e quanto mais rápido corrigirmos os erros e aprendermos com eles mais depressa atingimos o nosso sonho em sucesso.
Caso consigas, corrige o que te disse e sempre que precises estamos aqui para te ajudar.
Abraço