Olá a todos,
Os bótias palhaço continuam a ser dos peixes mais incompreendidos do hobby. A maioria dos que se vêem nas lojas não têm sequer tamanho para serem vendidos, e os que se vêm no mercado estão muitas vezes doentes. Não são peixes tão frágeis como se pensa, infelizmente são vendidos como "solução milagrosa" para erradicar caracóis, e os fornecedores não têm escrúpulos em reproduzi-los intensivamente com apoio a tratamentos hormonais (actividade bastante comun em muitas das espécies mais vendidas). De modo a fazerem lucro, quanto mais rápido os venderem, melhor, daí se verem tantas lojas com exemplares mínusculos e doentes.
Há pouca informação de jeito sobre esta espécie, muitas pessoas vêm-no como uma espécie banal, mas se conseguirmos ver além do preconceito, são talvez dos peixes mais interessantes do hobby.
- Não são exterminadores de caracois. Entre um caracol e flocos ou pastilhas, o caracol fica para último.
- São peixes de cardume. Mantidos sozinhos não duram muito tempo. Deixam de aparecer durante o dia quando forem maiores, e eventualmente morrem bem mais cedo do que deviam. 5 é o minimo
- Sabiam que vivem mais de 20 anos? É um investimento a longo prazo, mas aposto que nas lojas nunca referem este pormenor.
- Crescem até aos 30 cm. Crescem muito rapidamente nos primeiros 5 ou 6 anos, até aos 15 cm +/-. Como têm tempo, o crescimento abranda consideravelmente depois disso, mas crescem. São um peixe maciço em adulto e precisam de espaço.
- O ictio é uma das doenças mais fáceis de tratar nesses peixes... Só se percebe que morram disso, se já estiverem muito fragilizados.
Adquirir bótias palhaço não deve ser uma decisão a tomar de ânimo leve. É um investimento de muitos anos, e é necessário um aquário bem grande para manter 5 ou 6 peixes desses. Se estivermos empenhados, eles recompensam nos com alguns comportamentos muito giros de observar. Bem mais interessantes dos que grande parte das espécies do hobby.
Eu deixei de ler posts onde se fala de bótias, custa muito ler uma e outra vez as mesmas barbaridades. Basta ler um pouco e pesquisar para se saber tudo o que é preciso. Neste tópico abri uma exceção porque me pareceu haver gente genuinamente interessada nos bichos
Abraços