Boas,
andava o meu aquário a correr tão bem e de repente....grande stress nos SPS, LPS e moles. Começaram a perder cor, a um ritmo lento, e nas últimas duas semanas RTN em parte dos SPS. Os moles estão todos mirrados (até a praga das Xénias) e as Euphylias quase fechadas. Duas Anthias e 1 camarão também morreram.
Claro que estas coisas só acontecem quando estamos fora.
Quando cheguei tinha o copo do ATB cheio de água e a sair continuamente pelo topo. Para juntar à festa, quando fui para fora o copo ia já com 1/3 de porcaria. Portanto grande carga repentina no aquário.
Por outro lado, ando numa luta há cerca de 2 meses para erradicar de vez diatomáceas/dinoflagelados (não sei bem qual deles tenho ou se os 2: só sei que a RV está castanha clara, o areão também e o vidro do fundo com 1 camada que parecem fios também da mesma cor).
Quanto ao escumador penso que possa ter acontecido porque na véspera de ir embora estive a colar uma série de corais com epoxy e provavelmente poderei ter exagerado na dose.
As medições não foram conclusivas, mesmo sabendo que nem tudo se consegue medir.
Ph - 8,3
No3 - 1
PO4 - 0
Ca - 490
Mg - 1380
KH - 9
Temp - 25,6º
SiO2 - 0
Bem sei que a carga orgânica em excesso e de forma repentina poderá ter sido claramente um rastilho para começar o RTN. No entanto, já tinha perda de cor em grande parte dos corais e mesmo os moles já andavam mirrados. Andei a ler e a tentar ver o que poderia estar a influenciar isto tudo. Do que li surgiram as seguintes questões:
Excesso de cola epoxy (alteração da posição de vários corais) - poderá ter provocado intoxicação dos corais/sistema?
Dinoflagelados - li algures que certas espécies poderão provocar intoxicação, provocando morte em invertebrados por ex. Será mesmo?
Vida útil das T5 - poderão influenciar nos dino e nos corais de alguma forma?
Para tornar isto ainda mais confuso para mim, já li em vários fóruns que uma das formas de erradicar os dino é não fazendo TPA, diminuindo assim os nutrientes disponíveis para os mesmos.
Enfim, dúvidas atrás de dúvidas e sem saber o que fazer ao certo.
Alguma dica?
Abraço
Hugo