Boas,
Bem posso falar da minha experiença que é exactamente o de criar uma estufa numa embalagem de plastico.
No meu caso fiz da seguinte maneira:
- Solo, no inicio coloquei areia fertelizante (alem de fertelizar serve para haver uma area onde a água possa fluir e ser armazenada, em cima desta camada coloquei terra vegetal com humus.
- Água: enchi até começar aparecer imediatamente onde acaba a terra, ou seja está de forma a ter a terra sempre humida (atenção que não é debaixo de água, é só humida)
Agora as tuas duvidas:
- A luz depende e muito do local onde irás por a caixa, no meu caso está numa marquise e apanha somente a luz do sol (nunca directamente).
- Agora quanto ao aquecimento a unica forma de aqueceres seria por aquecedor de terrario, mas na minha opnião não é nada necessário antes pelo contrário e o mesmo aplica-se á luz. Passo a explicar, o grande problema de estufas é a temperatura e ter-se de ter uma quantidade enorme de humidade. Se colocares uma lampada numa estufa fechada o que vai acontecer é que as plantas irão ser cozinhadas com o calor, novamente aplica-se ao aquecedor (embora aqui ele simplesmente vai andar sempre desligado).
Quanto a teres as plantas dentro ou fora de água, tudo depende do que queres fazer, se queres ter plantas de forma emersa (fora de água) tem de ser da maneira que descrevi em cima. No caso de colocares as plantas dentro de um aqua, ai terás de dar exactamente as mesmas condiçoes que dás a um aqua plantado.
Espero que tenha tirado algumas duvidas, no entanto continua a tua investigação para apreendermos os dois
Abraço,
Pedro Tavares