Bom dia.
Fica aqui mais um "palpite"!
Eu, como gosto de "bricolar", vejo nesse aquário uma oportunidade de aprender umas coisas sobre manutenção e reparação de um aquário!
Já tens o aquário, não perdes muito em tentar. Na pior das hipoteses perdes o dinheiro do silicone, da pistola de aplicar silicone e de um pedaço de vidro da trava que falta
Vai ficar perfeito?
Não, não vai. Mas ficando estanque e seguro, é um aquário de 300L barato.
É um risco?
É.
Se nunca montaste os vidros de aquário ou reparaste algum antes... iniciar essa viagem com 300L, é diferente de iniciar com a colagem ou reparação um aquario de 50 ou 60L.
As forças em ação num aquario de 300L já são muito superiores!
Aqui, cada um saberá os riscos que está disposto a correr.
Comprei há uns anos um aquario de 300L por 30 euros mas que necessitava de boas "obras" (estava pior que esse).
O aquário ia ser montado na garagem, pelo que se algo corresse mal, a água não fazia grandes danos e como já tinha montado e reparado vários aquários no passado, sentia-me a vontade em reparar este.
Se decidires reparar esse, deixo-te um par de "dicas":
- Silicone adere mal em cima de outro silicone, pelo que se encontrares algum ponto fraco ou fuga, o melhor é cortar todo o triângulo de silicone, limpar bem o vidro e aplicar novo silicone.
- Não compres silicone barato.
Há silicones próprios para montagem de aquários, são mais caros, mas têm uma resistência tremenda depois de curado, além disso são isentos de produtos nocivos à fauna e flora do aquário.
Os silicones sanitários (por exemplo) costumam ter fungicidas.
Tenho usado um da Saudal. Silirub ou silrub... qualquer coisa assim! Não encontras em lojas de bricolage (eu pelo menos não tenho encontrado), mas algumas lojas de aquariofilia têm.
Filtragem:
É daquelas coisas em que não vale muito a pena inventar.
Sem uma boa filtragem, o prejuizo pode ser muito superior ao custo de um bom filtro! E principalmente noites mal dormidas devido a alguma falha de filtragem!
Pesa bem os prós e contras dessa opção.
De forma a manteres custos baixos, podes considerar opção de um filtro usado.
Iluminação:
Como já foi referido, os projetores LED de 6000 ou 6500ºK são uma opção barata que faz um serviço decente com plantas que não sejam muito exigentes.
Ainda há dias comprei um de 20W por 5,60 EUR
Mas também obriga a alguma bricolagem para contruir o suporte para os projetores por cima do aquário.