Nova actualização, quase um mês depois do último post. Consegui (finalmente, e depois de algumas semanas a esfregar uma rocha de cada vez a cada TPA - que estou a fazer 2 vezes por semana) ter as pedras limpas ao ponto de me motivar a tirar uma fotografia. Por aí, a coisa andaria mais ou menos bem. Gosto do resultado. O problema prende-se com o desenvolvimento das plantas, e aqui tenho que escrever uma pequena explicação:
Há cerca e 5 semanas (pouco tempo depois da última fotografia que apresentei... quando plantei as novas espécies) a garrafa de CO2 acabou. Diminuí a intensidade da luz e a fertilização, na esperança de refrear o desenvolvimento do tanque, mas a coisa não funcionou. Em menos de 3 dias sem o dióxido de carbono, as algas começaram a aparecer, e como tinha plantado há pouco tempo, as plantas ressentiram-se. Fiquei com quase toda a massa verde coberta de algas (algumas ainda continuam por cá, mas não me perguntem quais são porque nem me dei ao trabalho de as identificar). Voltei àquele ponto de há uns anos atrás em que montava e desmontava aquários sempre que um problema aparecia, mas tive discernimento para avaliar as coisas, pensar na primeira regra da aquariofilia (paciência) e continuei. Continuei a fazer as TPA's, a esfregar as rochas, a limpar as tubagens, o filtro... a fazer tudo da mesma maneira, mesmo sabendo que o CO2 (que tardou em estar carregado) não estava lá. Resultado? Estou a recuperar.
A Monte Carlo cresce bem na maioria dos sítios... em outros (como no centro da fotografia) está a "lutar" pela sobrevivência.
A Eleocharis está óptima. Nada a apontar.
A Helanthium Tenellum anda para a frente para trás. Ora lança novos rebentos, ora derrete.
A Hydrocotyle ficou coberta por algas. As novas folhas parecem estar a crescer "limpas", e serão essas as que vou aproveitar.
Fazendo uma avaliação geral, continuo a dizer que a coisa não está má de todo. O Hardscape agrada-me e a maioria das plantas parece querer sobreviver (o que não é nada mau). Vou continuar a esfregar as rochas e vou esperar que as raízes da Helanthium e da Hydrocotyle desenvolvam e comecem a tirar nutrientes do substrato.
Entretanto devo comprar um cardume de peixes para os juntar aos Amano e aos Oto. Estou inclinado para os Tetra Ambar, os Tetra Ruby ou os Neon Negros. Alguma sugestão?