Bom dia,
Para dar por encerrado a minha participação venho deixar as minhas notas finais sobre este modelo de fertilização, porque para complementar bem este tópico faltava algo que andei a estudar faz já uns meses e entendo que aquilo que se segue servirá de bom guia para as pessoas que vierem a utilizar este fertilizante.
Primeiro gostaria de dizer que para o Tropica Specialized aconselho os utilizadores a porem de parte as calculadoras que estão disponíveis na web e não se regulem por lá para fertilizarem os aquários com o Tropica. Tenho para mim que as formulas de calculo dessas páginas não deverão estar lá muito bem actualizadas pois inserindo os valores de dosagem/ML aquilo dá uns somatórios em PPM semanais que na minha opinião não podem coincidir com a realidade, caso contrario estaríamos a dar fertilização em massa bruta quando na realidade não é. Já tentei perceber a coisa mas não consegui. É a minha impressão apenas.
Em jeito de nota para entenderem o que andei a fazer, foi retirar dados de imensos Set Ups / Rotinas da própria Tropica, mas sobretudo de aquários daqueles grandes nomes da aquariofilia, como por exemplo George Farmer, O. Knott e outros que até são desconhecidos, e numa tabela de Excell fui apontando as litragens reais dos aquários, e a dosagem de cada individualmente atendendo também à luz e se com ou sem CO2 etc.
Não vi nem consegui ter a percepção que qualquer dos aquários analisados usasse Osmose pelo que esta está fora da equação bem como valores de KH ou GH ou PH. Tambem penso ser irrelevante mas aqui fica a nota.
E deste modo numa tabela algo complexa mas que acabou por se tornar fácil porque resumi aos factores LUZ+CO2+Fert consegui chegar aos valores de dosagem que são os que correspondem aos dois mais usados em todos as montagens e até que há aquariofilistas que usam sempre mas sempre o mesmo valor. Um deles de nome internacional nos seus vários aquários onde para litragens diferentes acaba por dar sempre a mesma dose de fertilização semanal da Tropica.
As medidas abaixo são uma boa guia de referência a partir da qual podem sempre ajustar e compreendem sempre o uso de CO2 pressurizado em aquarios densamente plantados.
Até 40 a 50 Lumen Litro
0.05 por litro.
Ex: Aquario de 140 Litros reais a dosagem diária será de 7 ML. (6 PUSH / dia)
Mais que 50 Lumen Litro ≤ 70 Lumen Litro:
0.08 por litro.
Ex: Aquario de 140 Litros reais a dosagem diária será de 11 ML. (9 PUSH / dia)
Espero que vos seja útil e até um dia destes.
Abração a todos.