Bom este projecto caiu no esquecimento, foquei-me no aquario do desafio pelo menos até a pet acabar, em janeiro também não andei com muita cabeça para aquários por motivos pessoais.
De qualquer maneira, nunca saiu dos planos recuperar este projecto e leva-lo a bom porto. Este aquário tinha algas, algas e mais algas, e eu tratava e limpava o aquário todo e dias depois estava tudo na mesma. Em janeiro em desespero usei o 1-2 punch, tactica que ja me salvou no passado, eu chamo-lhe o metodo do ou vai ou racha, fiz 80 ml de apt fix, mais 80 ml de agua oxigenada.
Resultado todas as algas morreram, e digo mesmo todas. Repeti nos dois dias seguintes para garantir que nao voltavam.
Eu aprendi isto com os ingleses, nao é metodo que recomende, mas em 2019 salvou-me este aquario.
Este aquario teve muitos problemas iniciais, cianos, distomaceas filamentosas, cobriam as plantas todas e perdi muitas plantas, quando ja estava na fase do desespero, ou seja ou era isto ou desmontar. Na altura resultou, as algas foram-se e o aquario recuperou a uma velocidade espectacular ate ficar como se vê na foto.
Pela conversa parece que vou apresentar aqui um aquario ja todo XPTO, que a fusão a la dragon ball entre o fix e o h2o2 criou um super herói que nem as algas mais malvadas resistem ao ponto que todos os aquascapers deste pais vao começar a correr para as lojas para esgotar todos os stocks de fix e de agua oxigenada.
Infelizmente não foi o caso, dois dias depois as malvadas estavam de volta e a tomar conta de todo o aquario. E assim se passou janeiro até pet, eu matava algas, limpava o aquario, elas voltavam.
Fui para a pet com o aquario limpinho e podado e sem algas.
Voltei da pet 3 dias depois e tinha um autentico pantano.
Para começar eu discuti este aquário na pet com os meus parceiros de desafio, por isso ja tinha havido uma troca de opinioes sobre o que se estava passar, mas ao chegar a casa e ver o aquario todo sujo depois de o ter deixado todo limpo, sim limpo, duas tpa's seguidas e muita aspiração, o aquario tava tao limpo quanto possível. Nesse momento, ao ver aquilo fez-se luz, provavelmente porque como era fim do mes ainda havia dinheiro para pagar a conta da electricidade, não sei algo clicou aqui neste cerebro de ervilha e os astros conjugaram-se para formar uma ideia " isto é um problema de filtragem".
Com a ideia instalada havia que confirmar, fiz um video do aquario e mandei para o Ismael Figueira vencedor do primeiro desafio que percebe muito mais da poda do que eu. E ele imediatamente corroborou a minha ideia.
E de repente uma vozinha malefica, a rir, gozar de mim nasceu na minha cabeça
"Olha o idiota, burro, que andou meses e meses a preocupar-se com co2, fertilização, a gastar dinheiro em testes a agua, a fazer tpas e sei la que mais a altas horas da noite a gastar algae fix em quantidades industriais, que o Dennis Wong agradece, ou não fosse ele dono da marca, a esgotar os stocks de agua oxigenada pelo pais fora, de modo que povo ja se recorreu a usar aguardente para desinfectar as feridas aos putos, para grande desespero dos bebedos que nao suportam o sacrilegio e dos putos que gritam de dor ou nao fosse aquela coisa chamada de agua ardente.
Meu granda burro, queres umas orelhas...Hahahahahahaahahahahahaha"
Maldita voz que ainda hoje a ouço a gozar comigo.
Epa mas nao podia ser, eu montei este aquário ao pequeno detalhe como posso ter-me enganado, pensei para mim.
Comecemos pelas contas originalmente este aquário ia levar um eheim professional, mas quando o gajo nao quiz trabalhar meti-lhe o Oase 350 thermo que ja ca tinha, na altura fiz as contas e dava.
Mas ai está o problema, ao refazer as contas percebi o meu erro.
Volume do aquario 180 litros, logo o filtro tem que ter 10x de circulação, eu na altura na urgencia porque tinha o aquario ja cheio e o filtro original nao trabalhava fiz as contas e 10x 180 dava 1180 litros , o oase faz 1100 por hora, era revés campo de Ourique mas dava e nao se fala mais nisso durante 4 meses e o aquario cheio de problemas.
" oh burro, 180x 10 sao 1800 litros, disse aquela vozinha maldoza na minha cabeça, vê-se mesmo que chumbaste a matematica"
E prontos a revelação do meu erro bateu, e fui encomendar as minhas orelhas de burro que tenho a certeza que me servem que nem uma luva. Discuti o assunto com o Ismael e era importante aumentar a circulação de água o mais rapido possivel, logo e visto que comprar outro filtro nao estava nos planos adicionei um segundo filtro, um fluval 307, foi adicionado, os dois juntos fazem 2250 litros de circulação de água.
Os efeitos foram notorios quase imediatamente, assim que o segundo filtro arrancou era visivel a quantidade de porcaria a ser sugada, horas depois era notavel que a agua estava cristalina de uma maneira que nunca tinha estado neste aquario, e nas 24 horas a seguir ja se notava diferenças nas cores das plantas. Mas sem ilusões este aquário estava muito mau e até a recuperação ainda falta algum tempo.
De qualquer maneira, as algas comecaram a sumir, ou pelo menos pararam de voltar quase imediatamente, e olhem que nao voltei a dosear nada para as mesmas.
Com excepção de diatomaceas aquele pozinho castanho que cobre tudo, mas ao discutirmos chegamos a conclusao que se deve ao facto que no novo filtro esta a ciclar, mas ao longo da últimos 10 dias as algas tem regredido e as plantas crescem cada vez mais.
Removi a rotala wallichi, infelizmente é planta que nao fica bonita muito tempo e para fazer moitas é muito dificil, ha 2 dias plantei rotalas green e h'ra que podei do aquario do desafio no seu lugar.
O aquario nao esta de encher o olho, ate porque nao o tenho podado, nesta fase vou deixar crescer enquanto recupera. Mas quem o viu e quem o vê. Depois de recuperar, entao sim vou começar a pensar em alterações de plantas.
Embaixo algumas fotos do estado que este aquario estava.
Aquario hoje :
Fotos sem qualquer edicao, pois nao queria dessa forma disfarcar o estado do aquario.
De qualquer maneira, eu agora espero que o aquario continue a recuperar, provavelmente já não irá a concurso, mas que fazer.