Uau! Fizeste um resumo melhor que o meu. Obrigado! Chegaste a ler mesmo tudo? Não sei se teria paciência para tanto... admito 😛 .
Mas vamos ao que interessa, e começando quase pelo fim... tinta acrílica no aquário, a partir de hoje, só quando optar por um fundo preto. Não que esteja arrependido de ter pintado o fundo de branco (olhando para o tanque diariamente, como já disse, a tinta dá um acabamento mais perfeito), mas pelo limite de opções quando chegar a altura da fotografia final. Aliás... neste momento até equaciono tirar a tinta e deixar o vidro de trás sem nada. Vai dar trabalho, mas é apenas mais um desafio.
Em relação à fauna... eu tinha reparado que optaste pelos Tetra Pinguim para o teu tanque. Eram uma das minhas opções, mas como os Black Neon são mais pequenos e mais baratos, fui por este caminho. Não me arrependo. Até acho que faço um "favor" à espécie, que é muitas vezes ignorada pelos amantes do hobby. São peixes lindíssimos, com um comportamento fantástico, e custam 1€ cada um! Eheh.
Este tópico tem por aqui muita coisa que podia ser apagada, muito por causa da minha ingenuidade, que me levou a escrever muitas vezes sem pensar. Mas ao mesmo tempo essas situações que achava serem "problemas" e não eram na realidade, também ajudam a mostrar o percurso que muitas vezes temos que percorrer até chegar àquilo que queremos para os nossos tanques, e por aí acho que podem servir como futura referência para outros que venham a seguir. Em último caso, podem até ajudar outros aquariofilistas a não se precipitarem a cometer alguns dos meus erros - que foram muitos, admito, e também influenciados por muita informação menos correcta que circula na Internet. Às vezes o melhor é esperar e não mexer, mas é assim que também vamos aprendendo.
Em relação à Fertilização, julgo ter aprendido uma lição para a vida. E não só em relação aos aquários! Por vezes optamos pelo caminho mais fácil, pensando que as coisas ficam assim resolvidas ou que a natureza se vai adaptar àquilo que nós escolhemos, mas quase nunca é isso que se verifica. Aliás... se as coisas tivessem corrido bem à primeira, não teria aprendido tudo o que aprendi até hoje, e não ficaria sequer a saber porque as coisas teriam corrido bem. Precisamos estudar bem as nossas montagens, e compreender muito bem tudo aquilo que colocamos lá dentro (neste caso, falo particularmente do substrato que resolvi utilizar, sem saber quase nada sobre ele) para podermos ter um mínimo sucesso. Continuo esperançoso que um dia apareça um fertilizante all-in-one que sirva as necessidades de todos os tanques do mundo, mas tenho agora noção que uma coisa dessas é quase um mito.
Por último, mais uma vez, gostava de destacar a importância que este fórum pode ter para todos os aquariofilistas que por aí andam. É o único que sigo e, tirando uma ou outra ocasião em que procurei informação noutros sítios, a verdade é que foi com a ajuda de todos os membros deste fórum que cheguei ao ponto onde estou agora. Dentro dos seus limites, todos (sem excepção) tentaram ajudar, e sinto que é muito bom ter uma ferramenta como esta à nossa disposição. Acho que nem os lojistas teriam tanto conhecimento e tanta paciência como todos aqui tiveram (apesar de também ter tido muito bom feedback por parte de algumas lojas, como a Solaqua, por exemplo, onde conversei com pessoas impecáveis).
Neste momento o aquário está em fase de maturação, e sei que mais cedo ou mais tarde terei a possibilidade de tirar a tão esperada fotografia final que procuro. Não sei se chegará a tempo dos concursos, mas tenho a certeza que vai ser daquelas que ficará para sempre na minha parede como o ponto de viragem, para mim, neste hobby. Será ela que me dará a certeza de ser um aquariofilista à séria 🙂 .
Muito obrigado pelos teus comentários, Ismael. Um grande abraço!