Novidades... novidades...
2 dias depois de introduzir os camarões no aquário, decidi fazer uma limpeza ao filtro e encontrei 5 já a morar lá dentro. Não faço a mínima ideia se mais algum terá perdido a vida a tentar o mesmo percurso, até porque tanto os vejo como deixo de ver dentro do tanque, mas a dieta parece estar a resultar e o crescimento têm acontecido quase de dia para dia. Resolvi o problema com uma esponja à volta do Inflow.
Os Oto, esses, adaptaram-se muito bem. Perdi apenas um, mas os que ficaram no aquário continuam a "trabalhar" como doidos.
Já o tapete vai crescendo muito devagarinho. Aumentei a intensidade da minha luz para o máximo, e com isso não tive qualquer alteração negativa. Umas algas verdes aqui e ali, que se limpam muito facilmente com a escova de dentes na TPA semanal. Confesso que estava à espera de um crescimento mais rápido, mas enquanto as plantas continuarem a crescer e não derreterem, tudo bem. Talvez com uma luz melhor ou uma fertilização mais intensa (estou a usar Specialized e Excel uma vez por dia), a coisa pudesse acelerar... mas este ritmo não é mau de todo... tenho tempo.
Tive, e julgo continuar a ter, problemas com a injecção de CO2. A primeira garrafa sumiu-se em menos de um mês, e depois de a encher percebi que o problema estava na junta do conta-bolhas que tinha uma pequena fuga. Tentei resolve-la com fita de eletricista mas, como referi, não sei se resultou. É quase impossível perceber se há ou não fugas em todo o sistema... só posso esperar para ver se o Drop-Cheker se mantém verde e durante quanto tempo. Idealmente, teria que trocar todo o sistema de válvulas que prendem o CO2 na garrafa... espero não o ter que o fazer.
Mais coisas... continua a ser muito engraçado ver a Monte Carlo, a Eleocharis e a Glossostigma "lutarem" pelo seu lugarzito no aquário. Se a coisa tiver sido bem planeada, como assim espero, Acho que o resultado vai ser muito interessante.
Novidade das novidades... consegui vencer a batalha contra a Cianobactéria. Alguns poderão dizer que não seria esse mal-afamado bicho, mas tudo indica que sim (especialmente o cheiro... que ficava por toda a casa e teimava em marcar a sua presença). Já não a vejo no tanque há mais de uma semana... desejo-lhe muito boa sorte e espero que não volte 🙂 .
Nesta altura julgava que ia estar preocupado em tirar uma fotografia ao tanque para enviar para um ou outro concurso. Já percebi que deixei fugir todas as datas 😞 . Por um lado, talvez seja melhor assim. Este aquário tem significado um teste muito sério à minha paciência, e pelos vistos vai continuar a ser. Mais um ano (ou pelo menos uns meses) pela frente até a fotografia final. Depois disso, logo se vê. Talvez comece tudo de novo 🙂 .