Pequena atualização.
Adicionei umas ventoínhas na sump, ligadas ao controlador de temperatura, para refrigerar a água nestes dias de mais calor. Estar fora de casa e receber alertas de temperatura deste aquário foi suficientemente stressante para eu não querer voltar a viver a experiência! 😂
Adicionei uma pequena porção de Chaeto e uma luz à sump. Para quem não sabe, Chaeto é uma alga muito usada na filtragem de salgados, para remover nutrientes em excesso da água. Comecei por adicionar uma luz pequena e por a colocar as algas numa maternidade flutuante que tinha para aqui, enquanto não arranjava uma solução melhor.
Acabei por construir um "Chaeto tumbler" em miniatura para a sump. Inspirei-me nestes 2 vídeos:
A ideia é que a "bola de alga" esteja constantemente em rotação para ter mais contacto com a àgua e receber luz constantemente em toda a sua "massa". Esqueci-me de tirar fotos, mas básicamente comprei um painel de PVC expandido preto (porque não quero muita luz espalhada pela sump a alimentar algas e outras pragas fotossintéticas) e construí uma caixa para ocupar o que me restava de espaço na sump. O desenho é assim:
E a sump está cheia... 😅
Agora estamos na fase verde, não posso deixar TPAs por fazer e já estou à espera de uma encomenda de copépodes, rotíferos e artémia para acrescentar aqui um bocadinho de microfauna ao sistema e evitar assim males maiores de algas e outras coisas feias e chatas que podem aqui aparecer.
É giro ver a hierarquia dos peixes palhaço e a influência que isso tem no crescimento de cada elemento. Todos nascem machos e depois o maior da colónia muda de sexo e é a dona do pedaço. Depois há a hierarquia de machos, que quanto mais abaixo estão, menos crescem.
A boa notícia é que a anémona teimosa lá decidiu mudar-se para um sítio onde apanha um bocado mais de luz e parece estar já a recuperar a côr na sua totalidade. Esta chegou a ficar meio transparente na metade que não conseguia apanhar luz
Ah... também já apanhei o Nemo a tentar fugir algumas vezes...