Actualização de como as coisas vão por aqui... decidi finalmente inundar o tanque! Na próxima 5ª feira cumpriria 2 meses de Dry-Start, mas estava a ver muitas plantas definharem e durante o fim-de-semana julgo ter percebido porquê... a temperatura dentro do tanque andava perto dos 30º, com as luzes acesas, e as plantas estavam a "queimar". Principalmente a Eleocharis. Tenho algumas percas, como podem ver pelas fotografias, mas com algum tempo julgo que podem recuperar. Caso não recuperem, compro mais um ou dois potes para as substituir.
Estava com algum receio que o substrato resvalasse em alguns sítios, mas por enquanto está tudo seguro. Parece que planeei bem a montagem. Ah... também consegui limpar das rochas as algas que foram crescendo nestas últimas semanas. Ao mesmo tempo, também limpei a sujidade que estava incrustada, fruto da minha falta de paciência para as esfregar antes de as colocar no aquário 🙂 . Agora as pedras até parecem mais claras e com uma coloração azulada mais uniforme. Estou a gostar de ver.
Já dei a primeira tesourada naquelas plantas que cresceram mais, para ver se consigo despoletar novos rebentos e as mantenho rentinhas ao substrato.
Por enquanto não estou a fertilizar... não sei se faço bem ou mal... se alguém me puder ajudar nessa questão, agradeço, mas como ainda estou nas trocas de água diárias, julgo que não faz muito sentido colocar o acondicionador, fertilizar e mudar a água no dia seguinte. Estou a pensar deixar os fertilizantes para quando passar às trocas de água semanais. Já o CO2 está a bombar mais de 6 bolhas por segundo, para as plantas não sentirem a falta do dióxido de carbono. Com o avançar da primeira semana vou tentar diminuir gradualmente, até chegar às 2 por segundo (se o Drop-Cheker se mantiver no verde com essa quantidade).
Acho que não deixei nada por dizer... ainda tive um susto, ontem, porque troquei os tubos de entrada e saída no filtro e estava a sugar água pelo outflow enquanto enfiava no mesmo tubo (para dentro do filtro, portanto) o CO2, através do atomizador. Ouvi barulhos muito estranhos que espero não voltar a ouvir 🙂 .
Por último... e agora com a água mais limpa... posso dizer que é do caraças olhar para um aquário de vidro extra-claro com uma montagem criada pelas nossas mãos. Em Setembro faço três anos de hobby, e continuo a surpreender-me positivamente sempre que completo uma nova fase. Vai ser muito difícil matar este bichinho 🙂 !