Boas malta!
Então, já terminei o layout e hoje comecei a plantar. Comprei uma Twisntar Light III 300E, para substituir as luzes que tinha anteriormente. Prefiro ter uma WRBG de qualidade, e mais costumizável. Substitui o térmostato por um mais pequeno, o anterior tinha 150W e era um autêntico trambolho. O problema deste é o tempo que demora a aquecer, mas acho mais adequado ao aquário em sí.
Então decidi por as seguintes plantas:
No lado esquerdo, entre o tronco e o térmostato: Rotala rot. 'H'ra' e Ludwigia sp. 'Mini Super Red' misturadas. Embora não se veja na fotografia, entre estas duas plantas e as rochas coloquei Staurogyne repens para fazer a transição.
Nas rochas, Bucephalandra, se não me engano 'Red' e 'Green'.
No tronco, decidi revestir com Vesicularia montagnei 'Christmas', espero ficar melhor do que o anterior, embora grande parte do tronco deva ficar tapado. No futuro se vir que há partes que podem levar mais musgo, é fácil de tirar o tronco porque está apoiado no vidro, totalmente modular! 🙂
Na zona posterior é um tapete de Marsilea crenata, já estava farto de procurar por Cuba e estava tudo esgotado, decidi experimentar algo novo e menos comum. Na separação do tapete com as rochas tem Cryptocoryne parva.
Neste momento apenas tem o skimmer a funcionar (e é temporário), o filtro está no outro reservatório com os animais. Vou analisando os níveis de amónia e nitratos nos próximos dias e farei a mudança assim que achar que podem ser feito. Amanhã ligo o CO2, ele está num difusor in-line no filtro, por isso tenho que o colocar temporariamente num difusor "normal".
Vamos ver se este corre melhor, pelo menos vou com mais calma caso haja um aparecimento de algas.
Abraço,
João Dias