Classificação

  1. João Cardoso (Kadoxu)

    João Cardoso (Kadoxu)

    Registo Particular de Lojista


    • Points

      3

    • #Conteúdo

      1410


  2. Caxineiro

    Caxineiro

    Membro


    • Points

      1

    • #Conteúdo

      5


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/22/22 Em todas as areas

  1. E pronto... mais um aquário cá em casa... desta vez salgado. Equipamento (até agora): Aquário de cerca de 200L (100x40x50 cm) Móvel Ciano Emotions Nature Pro 100 (102x40x82 cm) Luzes LED AI Prime 16HD Reef x 2 Bomba de circulação Maxpect Gyre GF2K Sump Aquário BLAU 38L (45x28x30 cm) com 2 separadores de vidro Escumador Bubble Magus G5 Filtro de Rolo Bubble Magus ARF-S Controlador de temperatura Inkbird ITC-308 Aquecedor de Titânio AquaMedic 300W Bomba de Retorno Sicce Syncra SDC 3.0 Matéria filtrante Marine Pure A ideia base é fazer um aquário de anémonas com um harém de peixes-palhaço. Ainda não estou bem convencido que o harém seja boa ideia num aquário tão pequeno, mas tenho tempo para pensar nisso... O móvel, já com um tampo extra, porque o topo era cerca de 1cm mais curto que o aquário (quando comprei não reparei que as portas ficavam ao nível do tampo). O filtro de rolo, já o modifiquei para ter 2 entradas, em vez de só 1. E já tenho a sump com 2 separadores. Entretanto, já fiz um Ghost Overflow com PVC expandido e a caixa de ligação à sump em vidro e já pintei o fundo de preto. O sistema de overflow é o mais seguro e silencioso que conheço, chamado BeanAnimal, que consiste em 3 tubos, 1 de sifão, 1 complementar e 1 de emergência. Falta-me agora convencer uma alma caridosa a ajudar-me a trazer o aquário para o 1º andar para depois montar e pintar a tubagem e pendurar as luzes ao teto. Ainda tenho que encomendar a areia e ver se compensa comprar um filtro de osmose inversa e sal ou se me fica mais barato comprar a água já pronta.
    1 point
  2. Bom dia a todos, No passado dia 22 de janeiro iniciei a montagem do meu aquário, utilizei a planta "Monte Carlo" para fazer um tapete usando o método a seco, uma vez que nunca consegui em tentativas anteriores. Este sábado dia 19 de março, já satisfeito com o tapete decidi terminar o layout e enchi o aquário. Liguei o Co2, com valvula solenoide (8h diárias, 1h da luz ligar e 1h antes de desligar), ainda estou a tentar perceber quantas bolhas são por segundo, estou a ver se o medidor fixa a cor verde, e coloquei o líquido das baterias da Seachem, na embalagem tem para colocar durante 7 dias seguidos e no final posso colocar peixes. Tenciono fazer a ciclagem pelo menos 14 dias com o acelerador, mas estou com dúvidas neste processo de ciclagem, faço tpas diarias já ou só depois destes 7 dias iniciais? Comprei teste de amônia e nitritos mas ainda não fiz nenhum. Parece que quanto mais leio mais confuso fico, já li para colocar amônia em líquido, comida de peixe,... o líquido e as plantas que se vão deteriorando e que criam amônia não é suficiente? Obrigado!
    1 point
  3. Não desistas já... pode ser que o CO2 faça muita diferença, mas não estou com muitas esperanças 😂 Há muitos vídeos de Youtube com modificações para este aquário, já vi inclusive malta que usa strips de LEDs para ter mais luz para as plantas, ou usarem uma calha de luz (se bem que se perde um pouco aquela beleza e simplicidade do aquário de não ter nada à vista). Se estás a usar o Stability da Seachem, como indicam as instruções, dentro de 1 semana ou até menos isso deve estar pronto para peixes. Portanto, podes começar já a fazer os testes.
    1 point
  4. O meu aquário favorito até hoje foi um destes... e também o mais complicado de manter, devido ao difícil acesso ao interior... e também o que entornou água mais vezes, porque cada vez que se enfia lá um pouco mais que uma mão, começa a transbordar! Um relação amor-ódio, portanto! 😂 As tuas dúvidas dependem do substrato que usaste. As indicações para adicionar amónia ou comida de peixe, geralmente são para aquários que não têm substrato fértil. Com substrato fértil, normalmente, o substrato liberta sempre alguma quantidade de Amónia (que ajuda ao ciclo, sendo por isso desnecessário adicionar comida ou mais amónia) e outros nutrientes para a água, pelo que é aconselhado a fazer TPAs logo desde o primeiro dia. A regra que eu seguia com o substrato da ADA Amazónia era: 1ª semana - TPA 20% todos os dias 2ª semana - TPA 20% dia sim, dia não 3ª semana - TPA 20% de 3 em 3 dias 4ª semana - TPA 20% de 4 em 4 dias... e por aí fora até chegar a só 1 TPA por semana. Quanto à Monte-Carlo, não sei se tens noção, mas é perto de impossível mantê-la a longo prazo com a luz original do Fluval Edge. Com praticamente 2 meses a seco, com a quantidade que plantaste, com uma luz capaz de a manter, a Monte-Carlo tinha preenchido o substrato praticamente na totalidade. Adicionando água, a reflexão e dispersão da luz vão ser maiores, o que quer dizer, que menos quantidade de luz lá vai chegar. Plantas de folha vermelha, também podes esquecer, especialmente se não for diretamente debaixo da luz. Tive muito sucesso com plantas que necessitavam de pouca luz (tipo cryptos, feto java), algum sucesso com plantas de luz média, nenhum sucesso com plantas de luz forte (também tentei Monte-Carlo e relva, sem sucesso, mas também não estava a usar CO2). O meu aquário está todo documentado, desde a montagem até à venda de tudo, num fórum Inglês. Podes dar uma vista de olhos aqui, se quiseres: https://ukaps.org/forum/threads/in-the-edge.51066/
    1 point