Sim... meia capsula de Excel por dia é o que eu uso, portanto é isso que recomendo. Já a fertilização... há quem defenda que mais é melhor e há os que defendem o contrário. Não é uma ciência exacta. É uma questão de ir experimentando diferentes métodos até acertares naquilo que queres para o teu aquário. Mais fertilização significa mais crescimento das plantas e mais podas (logo, mais trabalho). Mais coisas a ter em conta... a quantidade de luz e o tempo que a calha está ligada. Essa calha que fizeste dá para regular? E o fluxo da água, como corre? Não consigo ver o inflow no teu aquário. A água circula por todo o tanque de forma homogénea?
Muito sinceramente, naquela imagem do aquário completo que mostraste quando pediste "ajuda" a coisa não me pareceu muito má. Mesmo a imagem da rocha... parece-me apenas "green spot algae", que é normal encontrar em qualquer aquário. Nada que uma escova de dentes elétrica a cada TPA não resolva. Mas na imagem da planta já me parece outra coisa, e como nunca tive isso no meu, não te posso ajudar muito. Se fosse a ti dava uma vista de olhos neste site: https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato?gclid=Cj0KCQjwna2FBhDPARIsACAEc_X1YKBCf8NQXW7wUrhwfps8JqWgdklqUMd-0R3vnMSaUUAnp6uOxasaAsUYEALw_wcB.
Já agora... qualquer alteração que faças, vais ter que ter muita paciência. Não esperes resultados rápidos. E altera uma coisa de cada vez, para tentares perceber de onde vem o problema.
(essa coisa de não ver o inflow deixou-me mesmo intrigado... eheh. procuro, procuro, mas n o encontro em lado nenhum...)