Boa noite,
Aspectos que retive neste tópico:
"Como a coisa não podia ficar por aqui, apesar de ter a botija de CO2 com as mesmas duas bolhas por segundo que sempre mantive"
"Os problemas seguintes começaram a acontecer na última segunda-feira, depois da TPA semanal."
"depois da TPA de ontem, onde só mudei 50% da água) " - Só? Achas pouco?
Sobre o teu aquario anterior estive a ler o tópico. Não consegui perceber com clareza o teu Set Up completo. Nomeadamente as medidas do aqua, qual a calha de leds e qual filtro e horas de fotoperiodo.
A minha singela opinião do que te sucedeu antes foi não teres deixado o aquario estabilizar.
Em 4 meses de vida que ele teve ( os iniciais em que pouco se deve mexer) fizeste demasiadas alterações/mexidas.
Tens que levar a coisa com mais calma e esperar por resultados. Não podes andar sempre a mexer.
Sempre tiveste algas no aquario desde o inicio, as pedras davam-te essa indicação. Devias ter abrandado. Mas pronto.. com tanta desinformação que existe seguiste um pouco o teu instinto.
Com tão pouca vegetação no inicio aquela calha de luz exigia demais pelo aquario. Foi muita aceleração logo no inicio.
Foi um arranque demasiadamente brusco. Aliás este é o MAIOR erro de quase todas as montagens. Instalam, luz em barda, ferts, etc. É como quererem que um recem nascido coma uma bela costeleta..
Percebes a ideia?
Lipy pipes só são bonitos porque de eficácia pouco têm. Só se devem usar em aquarios já bem estabilizados. Entre muitos factores contra um é fatal: Reduz e de que maneira o caudal do filtro.
Ou seja, quando mais precisavas de ver agua a ser filtrada em condições que era no inicio (ciclo) o caudal era reduzido.
Nem percebi a razão de usar um skimmer muma montagem nova. Porquê o Skimmer? Skimmer é outro engodo da aquariofilia.. quando a agua à tona está oleosa ou com gás a mais mete-se um skimmer para disfarçar o problema ao invés de atacar o problema na raiz. Skimmer ? Arruma na gaveta. Usa o filtro como ele é.
Agua oxigenada.. já viste o resultado não já? Mais uma vez.. usar H2O2 é tapar o sol com a peneira.. porque o problema continua lá. Estava lá de inicio. Nunca irias conseguir resolver a menos que desses mais tempo ao aqua e menos mexidas.
Excell ? Outra solução para tapar o sol.. igual à agua oxigenada.
Dito isto José Marques.. o que te recomendo:
Rotinas! Estabilidade!
Filtro é para mexer uma vez para aí de 4 em 4 meses e é só lavar a lã. Simples como isto. Não sei qual é o teu filtro mas para teres um atomizador..
Co2.. esquece as bolhas.. perda de tempo. Estavas no bom caminho a acertar o Co2 e até penso que estava já correcto.
Penso que te escapou um detalhe importante. Não tens que ter o reagente do drop verde quando a luz liga mas até pode passar a verde uma hora depois de já ter a luz ligada.
isto porque dependendo do reagente ocorre um delay/atraso até atingir a cor verde e o momento em que efectivamente o aquario já tens Co2 dissolvido.
E tal como o Co2 dispara antes da luz convem desligar tambem antes da luz apagar para que o remanescente que está dissolvido seja consumido.
A cor do reagente tem que ser um verde claro. Senão estás abaixo do minimo recomendavel.
TPA.. 50% é uma enormidão... destabilizas o aquario todo. Lá vão os valores todos a oscilar. E não é isso que se pretende certo? Quremos estabilidade. 30% duas vezes por semana.
50% de TPA foi um sistema criado pelos senhores mentores da Estimativa Index.. porque metiam fertilização em barda. A teoria dos ferts em excesso..e claro facilmente se generalizou esta pratica a tudo o que é aquario.
Não quero com isto dizer que não a possam fazer mas acho que é de senso comum que uma transfeecia dessa proporção de agua implicitamente altera todos oa parametros do aquario.
LUZ.. para mim é aqui que está o teu problema. Num aquario quase tudo se resume a energia.. pois sem esta nada funciona e com esta em excesso o que deve funcioar tambem funciona (não deixa de haver crescimento certo?) mas com riscos colaterais.. as nossas amigas algas.
Essa calha debita luz que se farta.
Num próximo arranque sugiro que tentes elevar essa calha (Bricolage) para poderes ter uma seis horas inicias. A não conseguires passa apenas para 5 horas iniciais nas primeiras duas semanas.
deixar o aquario estabilizar, as plantas enraizarem com calma, vai ganhando maturidade.
Depois vais aumentando o cilco de luz a pouco e pouco conforme as plantas e desenvolvimento do aquario até chegares ás 8 horas.
Agua: Vai ao site dos SMAS ver a tabela técnica da agua da zona. Lá encontras os valores. Algo que pouca gente faz mas que te oferece logo uma ideia das quantidades existentes na agua sobre nutrientes.
Testes: Só precisas de teste de Nitratos e Ferro. Se tiveres nitratos no aquario é porque o ciclo está em curso. Percebes a lógica? Tudo o mais é marketing.. KH.. GH..PO4 etc..
A menos que vás colocar peixes com certas especificidades, num plantado só te inreressa Nitrato e Ferro.
Tenta ser e usar metodos simplistas, deixar a natureza encontrar o seu caminho que acredita é bem diferente do nosso.
Não uses quimicada, e tudo o que vi que fizeste no aquario.
Se algo não está bem o que se deve fazer é alterar um e um apenas parametro e esperar por resultados sem mexer nos demais.
Se não nunca vais perceber onde estas a cometer um erro.
Pensa no aquario como um jardim cá fora. O que é necessário para ter flores num jardim? Sol, Co2, solo fertil e muita agua 🙂
Forte abraço e vai ver que com calma tudo dá certo.