Por acaso pensava que já tinha passado mais tempo desde a minha ultima actualização, mas parece que foi só há pouco mais de um mês que mudei todo o tanque... a minha vida tem andado muito agitada nestas últimas semanas. Talvez isso justifique a falta de noção sobre o tempo. Cá vamos...
O meu aquário, ontem, estava assim (não liguem à qualidade das imagens... quando isto se começar a compor, prometo fazer uma coisinha melhor):
O substrato parece ter sofrido as consequências de algum Tsunami. Se compararem esta com a imagem da montagem inicial (https://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/monthly_2021_04/large.1.jpg.55428de0476a283203cf92dea130580e.jpg) vão perceber o que quero dizer. Eu acho que são os caracóis os responsáveis, mas não quero apontar o dedo a nenhum animal do meu "reino". Eheh. A Montecarlo não anda para frente, e até parece estar a andar para trás. Tapete... nem vê-lo. Só passou um mês... vá... e com tanto substrato a resvalar para cima dela, isso pode ter afectado o seu crescimento. Vamos esperar.
Bem... decidi por mãos à obra e comecei por remover grande parte do substrato na parte da frente. Guardei-o e voltei a coloca-lo mais para trás. Não sei até que ponto se vai aguentar. Como os Otocilclus parecem não estar a sobreviver a estas mudanças todas, fui à loja de aquários aqui mais perto de casa para ver se comprava mais. Acabei por vir de lá com 3 potes de Hygrophila Rosea Australis e 1 de Hugrophila Lancea. Não critiquem muito a minha escolha... era o que lá havia e tenho saudades de ver plantas a crescer, portanto perdi a cabeça. Otocinclus é que quase nada. Só encontrei 4 lá perdidos. Já plantei as plantas, e o resultado, neste momento, é este:
Sinceramente, não desgosto, e acho que tem algum potencial. Se a Montecarlo "pegar" e as Hygrophila começarem a ganhar algum tom avermelhado, a coisa pode funcionar.
Deixo-vos com uma questão apenas:
- Porque raio a MonteCarlo não avança? O aquário é fertilizado com produtos da Tropica (como eles mandam)... CO2... será que o substrato que já está "esgotado"? Mesmo que fosse isso, a MonteCarlo é uma planta que já vi crescer em cima de troncos e rochas... não deveria estar propagar-se na mesma? Ainda muito recentemente adicionei Tabs para que o substrato se rejuvenescesse...
Ah.. também vos deixo duas considerações. Sim... as rochas continuam verdes, com algas Não aparecem em mais lado nenhum, mas nas rochas é como sempre foi. @Tozé Nunes... não me venhas chatear outra vez com a história do termostato 😛 .