Ora boas pessoal que adora este hobby 😉
Como é tão importante deixar aqui as boas experiências, mas também as menos boas, aqui vai:
Depois de ter deixado as plantas crescerem bem mais do que deviam... lá fui dar uso à tesoura e eis senão me lembrei do nosso conhecido Jose Carlos Marques quando acabei de cortar aquilo que era um tapete de um verde vibrante... na parte inferior as raizes estavam todas amareladas e as plantas estavam praticamente a morrer... só o topo é que estava verdinho (que tristeza).
Também me dei conta daquele que foi um erro de principiante, que foi o colocar pedras mais pequenas para servir de detalhe no inicio da montagem, mas que depois acabaram por ficar debaixo das plantas, e fazer com que parte das plantas que acabaram por cobrir as pedras não tocassem sequer no solo (problema esse corrigido com a remoção dessas pedras mais pequenas).
Este foi o cenário dantesco após o uso da tesoura na montecarlo:
Depois de estar uma semana a olha para aquele cenário nada agradável e a pensar bem naquilo que iria fazer, hoje deu-me na cabeça tratar do assunto, e toca a retirar toda a montecarlo de uma só vez (só ficou a cuba na parte traseira esquerda que está de boa saúde). Este é o cenário após a retirada:
Olhando assim até parecia que estava bem, mas por baixo estava toda podre
Ainda pensei em mudar a planta frontal para algo como glossostigma (vai ser a eleita numa próxima montagem), mas como não havia em nenhuma loja aqui no Porto, aproveitei a montecarlo que plantei recentemente no canto direito do aquário, e desse cantinho consegui replantar toda a parte frontal do aqua... agora é esperar que a coisa funcione e que volte a ter um tapete que seja merecedor desse nome.
Aqui está a imagem após a mais longa intervenção feita no aquário (e sem limpar o filtro, mangueiras, lily pipes e vidros)
Apenas como nota, foram adicionados 7 Tetras Cobre.
Para acabar e como costumo dizer... mais uma experiência para juntar ao álbum 😕😉😀