Boas pessoal,
Cá estou eu de volta a estas lides após alguma ausência ainda devido a algumas alterações no trabalho, e devo dizer que tem sido uma época de experiências 😉 e sim, de facto era uma flor de bucephalandra, mas se eu fosse com essa conversa junto da minha mulher, ela mandava-me com a buce na cabeça 😄
Entretanto as novidades... a vida é feita de escolhas, e duas das minhas escolhas iniciais foram simplesmente descartadas...
- a Pinnatifida que dominava o tronco foi brutalmente arrancada do aqua, pois não só chegou a estar infestada com cyano nas zonas mais junto do tronco (e que não era visível), como também é uma planta extremamente invasiva e que cresce de uma forma louca (vão ver nas imagens o estado a que chegou)
- Mudei o esquema de fertilização do aqua... ao contrário do que foi recomendado aqui, fartei-me de tentar balançar os fertilizantes ADA (Mineral; Brighty K, Iron e Nitrogen) e optei por passar de um dia para o outro para o Tropica Specialized. Estou desde o 1º dia a colocar 4 pushs por dia no aqua, e tudo tem corrido bem até agora (de notar que fiz esta alteração à sensivelmente 1 mês e meio).
Finalmente estou a conseguir recuperar o tapete de montecarlo... assumo que será devido ao tropica specialized, pois tudo o resto permaneceu igual e juntei mais algumas buces, weeping moss e blyxa japonica ao layout... vamos lá ver como vai correr.
Seguem algumas fotos da evolução do aqua desde a ultima vez que por cá passei:
Foto tirada no dia de troca de fertilizantes (de ADA para Tropica Specialized) e plantei alguns cortes da montecarlo existente no canto direito do tapete
Ora aqui está uma foto no dia em que me fartei de olhar para a Pinnatifida a tomar conta do aquário
O negativo (limnophila vietnam a sofrer um pequeno melt) O positivo (os crystal red estão a procriar 😉 )
Estado do canto direito plantado à cerca de um mês com cortes da montecarlo existente... está quase a fechar 😄
Cá está a foto do estado atual do aquário, com um mês e meio de fertilização com Tropica Specialized e com a adição do Weeping Moss e dois pés de Blyxa Japonica ali a espreitar entre o tronco e a rocha (que possivelmente vai ser a próxima "pinnatifida")
O próximo passo será cortar um pouco as plantas no centro e esquerda do aqua, para conseguir um crescimento uniforme na lateral direita e na traseira do aqua.
Já tinha saudades de cá passar.
Fiquem bem