Boa noite a todos.
Tenho um aquário há já alguns anos. A fauna já foi mudando, já o desmontei, voltei a montar e há já cerca de 4 anos que o tenho a funcionar, se bem que no último ano foi muito negligenciado. Entretanto levou uma volta grande, aproveitando muito do setup que já tinha e neste momento é o seguinte:
Aquário de água doce:
Aqua de 60x30x30 (cerca de 54L) com tampa
Filtro Interno Fluval U2 (400L/h)
Termostato 50W
Lâmpada 15 W (10 horas luz diárias)
Substrato fértil
Rocha decorativa
Fauna
8 rásboras arlequim (4 adultas, já com uns 3 anos e 4 mais pequenas compradas recentemente)
6 nariz bêbedo
4 red cherry
2 caridina niponica XL (Amano)
2 otocinclus affinis
Uma data de caracóis (penso serem Planorbis, que vieram com as plantas) Plantas
Anúbias barteri
Valisnerias
Sagittaria subulata
Parâmetros da água (medido com teste de fita da AMTRA)
pH 6.5
gH 6º a 10º
kH 3º
NO2 0
NO3 tem oscilado entre 10 a 25 mg/l
TPA semanal de 10%
A minha questão prende-se com o filtro. Já tive outros filtros mas nunca usei filtro externo. Já uso este há 3 anos e a nível de desempenho estou contente.
Mas agora que tenho tentando olhar para o aquário com outros olhos tenho reparado que é gigante. Eu tinha um tronco que acabei por retirar, porque junto com o filtro achei que retirava imensa volumetria de água e espaço aos peixes. Além disso por muito cuidado que tenha faz sempre muita sujidade quando o retiro para limpar.
A questão é que não posso abdicar da tampa neste aquário. Tenho-o na entrada de casa num móvel baixo (com 50 cm de altura) e com o miúdo e os cães não arrisco ter um aqua a descoberto tão exposto. Como tal, há algum filtro externo, em conta e que possa adaptar-se a um aquário com tampa (a tampa tem 2 passagens nas laterais traseiras)? O que recomendam? Já pesquisei um pouco mas a maior parte das aplicações que vejo é em aquários sem tampa.
Obrigada desde já a todos e deixo aqui umas fotos de como está no momento.