Olá a todos.
Hoje decidi dedicar algum tempo a apresentar-vos um projecto que comecei a 13 de Dezembro e se arrastou até à madrugada da última sexta-feira. Vou tentar ser breve, mas ao mesmo tempo explicar-vos todos os passos que segui, incluindo todos os erros que tive que corrigir.
As fotografias foram sendo feitas com o meu telefone, pelo que algumas podem não ter a melhor qualidade. Desde já peço desculpa por isso.
Vamos então a isto...
Entrei no hobby há cerca de 16 meses, e desde então tenho vindo a criar montagem atrás de montagem tentando procurar aquela que, a meu ver, mereça ter uma existência mais permanente. O meu primeiro aquário estava "abandonado" em casa da minha irmã há já alguns anos e achei que, tendo o vidro, conseguia com algum jeitinho e trabalho, reunir todos os elementos que precisava para chegar a um belo tanque plantado. Com excepção do filtro, da fauna e da flora, que foram comprados, orgulhava-me muito de ter "arranjado" tudo o resto... desde o móvel à calha de iluminação, passando pelo sistema de CO2... até as pedras que tinha lá dentro foram recolhidas em sítios que conhecia aqui por perto. Entretanto percebi que não teria o resultado que pretendia se não investisse algum dinheiro em material de qualidade, e fui trocando todos esses elementos DIY por produtos de marcas conhecidas que me permitiram chegar a um patamar mais elevado. Quase um ano depois da primeira "aventura", dei inicio à minha última montagem, com a compra de algumas rochas... podem acompanhar todo o processo aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain/.
Pela primeira vez, decidi trocar o fundo negro por uma película fosca, e desde logo comecei a pensar numa maneira de ter um Painel LED por trás do aquário. As opções existentes no mercado são ainda bastante caras, pelo que comecei a ver alguns vídeos no Youtube que me poderiam ensinar a ter o resultado pretendido com pouco dinheiro.
A verdade é que a primeira tentativa saiu frustrada e acabou no caixote do lixo. A quantidade e a potência dos LED's utilizada era muito diminuta e o resultado ficou muito aquém do esperado. Tinha quase uma luz de presença, que pouco alterava todo o aspecto do aquário, e quase me convenci a mim mesmo que esse não seria o caminho a seguir. Não sei se demorei um ou dois dias a pesquisar novos vídeos... depois daquela primeira desilusão queria provar a mim mesmo que era capaz e que a coisa poderia resultar, e comecei a pensar com mais calma em todos os passos que deveria seguir.
O meu aquário não está muito afastado da parede, e portanto a primeira coisa que fiz foi criar uma espécie de "caixa" que lá coubesse. Usei madeira prensada no fundo e umas tiras de 2cm que comprei na Maxmat:
Pintei-a depois de branco, para que a luz tivesse melhor reflexão, e fiz um buraco no fundo por onde passariam os fios elétricos:
A seguir comecei a pensar na cobertura e, a meu ver, achei que um acrílico transparente com uma película de vinil fosco em cada um dos lados seria a melhor opção:
Não foi, porque a solução que encontrei para prender o acrílico (com parafusos), apesar de resultar, ia fazer com que os mesmos ficassem em contacto com o vidro traseiro do tanque e não me ia deixar dormir tranquilo à noite. Voltei à minha mesa de trabalho, tirei todos os parafusos e tapei os buracos com massa para madeira. Pintei o "erro" com tinta branca e comecei a pensar numa alternativa.
Em vez de voltar ao acrílico transparente, que me obrigaria a gastar mais dinheiro em película fosca (as de qualidade não são baratas), optei desta vez por um acrílico branco translúcido:
E para o prender à estrutura comprei uma calha em "L" de 1 cm (cortada a 45º) que colei ao acrílico com Super Cola e fixei à madeira com parafusos. Foi a opção acertada, até porque a calha me permitiu esconder a pequena diferença de tamanhos entre uma coisa e a outra.
Para pendurar tudo no aquário comprei também daqueles suportes que geralmente se usam para reforçar os cantos dos móveis. Brancos, claro... não gosto muito dos buracos na parte da frente, mas foi a solução mais económica.
A partir daí comecei a pensar nos LED's. A minha ideia era apenas ter luz na parte de trás do aquário, e não efeitos de cor. Procurei soluções em todas as Loja China aqui da zona. Estávamos, ainda por cima, em altura do Natal, e havia muitas opções para decorar as tradicionais árvores, mas nenhuma me deixou satisfeito. As únicas que me pareciam viáveis eram bastante caras (cerca de 10...12€ por cada 5 metros). Virei-me para o AliExpress e encomendei por 17€ (portes incluídos) 4 tiras LED de 5 metros cada, mais um transformador USB. Como já sabia que teria que recorrer a solda para juntar todas as tiras, optei por um único transformador, que facilitaria a ligação à corrente.
Escusado será dizer que tive que esperar pela encomenda, e o projecto esteve quase um mês parado. Foi bom, por um lado, porque permitiu a tinta e todas as colagens secarem. Geralmente apresso esses passos 😄 .
Chegaram os LED's e coloquei-os na estrutura:
Mesmo com 20 metros, revelaram-se insuficientes, mas como sabia que aquela parte de baixo estaria coberta pelo substrato, resolvi a coisa como podem ver nas imagens anteriores. Ah... a colocação dos LED's foi feita com um intervalo de cerca de 0,5cm entre tira, e desfasados em termos de altura, para ter uma iluminação mais harmoniosa. A tira que optei por comprar, como apenas tem luz branca, permite o corte entre cada um dos LED's. Maravilha!
De volta à mesa de trabalho, a ideia era ter dois fios de cobre... um para cada terminal (+ e -), que depois ligariam à ficha final. Foi assim que vi nos tutoriais de Youtube. Inexperiente como sou nestas coisas de eletricidade, ainda contactei um membro do fórum que me parecia perceber mais disto e perguntei-lhe que tipo de transformador precisaria para por isto tudo a funcionar em condições. Falou-me de um transformador XPTO de 5V e 10A. Fiquei a saber quase o mesmo. Ainda pensei procurar isso na Internet, ou numa casa de material eléctrico, mas resolvi primeiro ligar tudo ao transformador que veio na encomenda para ver no que dava. Pensei que queimava tudo, ou que deitava tudo fora outra vez, mas não aconteceu...
O que aconteceu é que todos os LED's acenderam, mas depois de colocar o acrílico na frente os fios faziam sombra no mesmo. Nesta altura admito que me passei. Tanto trabalho para ter um fundo de aquário com sombras. Parecia sujo. Deixei a coisa de lado e voltei a ela no dia seguinte.
Pensei novamente noutra solução, que passaria por ter o polo positivo ligado em baixo e o negativo em cima. Retirei os fios de cobre o melhor que consegui, mas deixei mossa em toda a montagem. LED's que não funcionavam... ligações queimadas... outras arrancadas... respirei fundo e comecei a fazer ligações entre LED's para ver se a coisa voltava um passo atrás.
Ah... escusado será dizer que a minha experiência em soldadura era também nula. Nunca tinha pegado num ferro de soldar, e aquele que estava a usar foi escolhido pelo preço. Era o mais barato da loja. O resultado foi este:
Soldas mal amanhadas... terminais que pareciam ter sido soldados por um gorila... ligações tortas...
Liguei tudo à corrente e... funcionou!
Encontrei um interruptor antigo que tinha por aí guardado e fiz a ligação, colando os cabos com Super Cola para tentar que as soldas não mexessem muito:
A seguir, foi só fazer a ligação desse interruptor à corrente, usando o cabo USB que veio com os LED's:
Um bocado de fita isoladora aqui e ali, e a coisa acabou até muito "limpinha":
Fica também uma fotografia do painel já montado no aquário:
Só não mostro as imagens finais com o antes e o depois porque o tanque está a precisar de uma TPA mais extrema, com mudança de algumas plantas de sítio, mas assim que tudo esteja em modo de cruzeiro novamente, podem acompanhar no post relativo ao mesmo. Entretanto ficam com indicações, caso queiram fazer uma coisa parecida com esta...
Duas considerações finais (que não consigo explicar porquê, por falta de conhecimento)... troquei o transformador que veio com os LED's, que era de 5V 2A por um de telemóvel que apresenta 5V 1A... isto porque, ao fim de algum tempo (uns 20 minutos), o de 2A aquecia e começava a falhar. Esse tal transformador vinha também com um comando, mas só o consigo utilizar para ligar e desligar o painel. As outras opções são por a luz a piscar mais ou menos rápido... o que acho que, para os peixes, não será muito indicado, e diminuir ou aumentar a intensidade da luz. Diminuir não me interessa... aumentar não funciona.
Fico à espera dos vossos comentários e das vossas questões. Não me peçam fotografias do tanque já com o painel! Quando as tiver, podem vê-las aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261743-grey-mountain/.
Abraço.